aifia-pt - [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Irapuan Martinez <ira AT hypergraph.com.br>
  • To: Juan Maiz <juanmaiz AT gmail.com>, Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc:
  • Subject: [AIfIA-pt] Re: RIA - Rich Internet Application
  • Date: Tue, 14 Dec 2004 12:17:26 -0200

At 23:39 9/12/2004 -0300, Juan Maiz wrote:
Em computadores atualizadíssimos de produtoras, aquilo roda suave como azeite. Em computadores mais antigos, engripa como manteiga.

Ira, ira, isso não é argumento. Cada site tem um público. Ou você quer
que o GMC rode no Mosaic?

Hm.... Quer dizer então que o GMC reprisa o capitulo de novela ou receita da Ana Maria, visando o público de banda larga e com computadores robustos? Perfil de usuário é isso aí.

Bom, primeiro o HTML só é "facilmente" indexável se o desenvolvedor gastou algumas horas fazendo XHTML WebStandards, senão é um pé no saco, requer um algoritmo mais complexo.

Isso não é verdade. Tomando o Googlebot, ele indexa qualquer tipo de HTML, até sopa de tags. Por certo que um XHTML terá um foco maior nas keywords, mas não que isso seja fator para bom ranking - a linkania influencia profundamente.

Indexável por indexável, até o SWF atualmente é. Embora a falta de estrutura informacional dentro do SWF faz com que a palavra "LOADING" tenha a mesmíssima relevância que o nome da empresa.

Em HTML, você pode imputar uma relevância aos keywords relevantes do documento.

Hoje em dia é muito usual que se utilize XML para aplicações web, via WebServices. Não vou nem dizer que esta informação é facilmente indexável, pois nem é necessário "indexá-la", apenas "acessá-la". E o Flash utiliza exatamente isso como conteúdo.

O complicado seria descobrir o XML que forneceu conteúdo ao Flash, para optarmos utilizar algum outro client.

Vide o RSS: Posso optar utilizar qualquer leitor. O XML servido para o Flash, só posso utilizar salvo se eu hackear o SWF para descobrir a URI do referido XML.

> Oh, claro, o HTML não tem texto voando, intermináveis transições e nem som.
> Dado o tempo que isso nos despediça, abençoado HTML.

Eu já ví vários sites com isso (JS), sem falar nos "filters" de css da
Microsoft, uma aberração.

Javascript e CSS, mesmo os proprietários, podem ser desabilitados. Há como desabilitar o "loading" dos SWF, e ir as vias de fato? O Flash encerra dentro de si formatação, experiência e formatação. No HTML, isso tudo pode ser separado, e o usuário, optar a acessar diretamente a informação.

Além da economia de banda, compensa poder utilizar qualquer aparalho - nem é necessário ter um monitor para capturar alguma informação e processá-la.

Diante de tantas restrições que o Flash imputa ao usuário, ele merece ser chamado de "rico"? Restrict Internet Applications, isso sim.

Novamente caímos numa questão de bom senso. Não adianta culpar o Flash por pessoas fazerem animações de mal gosto e publicarem na web. Até hoje existem muitos sites horrorosos e de difícil navegação feitos com HTML. Da mesma forma, cada site tem um público, e uma necessidade.

Mas os defeitos que apontei são inerentes a estrutura do SWF, não levo em consideração o conteúdo. Talvez não quanto menciono "loadings" - um web design esperto iria aproveitar o tempo exibindo informações relevantes ao invés de um insonso "carregando...". Mas questões de acessibilidade, independência de dispositivo, indexablidade / estrutura informacional, separação das informação / formatação / comportamento, são problemas do formato.

E a tentativa de minizar estes problemas no Flash, tenta aproximar da experiência do HTML... Então, pra quê Flash?

Três perguntas simples: Qual a melhor forma (tecnologicamente falando) de se fazer um mp3 player on-line? Ou um streaming de vídeo on-line? Ou um gráfico dinâmico?

Bom, embutir conteúdo específico dessa maneira, utilizando a tag <object>. Que tipo de plugin ela irá requisitar, irá da compreensão do desenvolvedor tem do seu público.

Sim, a resposta simples seria "Flash". Mas isso não condiciona que TODAS as informações do documento estejam encerradas dentro do SWF.

O Flash é utilizado hoje como se precisarmos de inserir uma imagem no HTML, convertemos todo o conteúdo do documento em imagem também para suportá-la.

Existem outras tags no HTML, além da <object>. E elas são fundamentais para a acessibilidade. Flash pode ser bom, quando bem ministrado. Encerrar toda a interface e informações dentro dele, começam os problemas.

.