aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] "tabs" sãoorelhas, guias, etiqueta, aba?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informacao em Portugues" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] "tabs" sãoorelhas, guias, etiqueta, aba?
  • Date: Wed, 30 Jul 2003 17:12:12 -0300

From: "gil barros" <gil AT ligante.org>
: tabs:
: a) etiqueta
: b) aba
: c) guia
: d) orelha

Como eu havia te falado antes Gil, eu costumo usar "aba". Quem tiver a cópia
do 'Não Me Faça Pensar' do Krug poderia dar uma olhada para ver como
traduziram? (se bem que é uma fonte duvidosa de tradução já que traduziram
usabilidade e navegabilidade como a mesma coisa).

De qualquer forma, eu usaria "aba" porque é a tradução correta se formos
comparar com o uso original da palavra (arquivos em papel).

Não utilizaria nunca o termo etiqueta porque pode ser confundido com os
rótulos de texto (usados "labels" em inglês) neste contexto. "Guia" me
parece um pouco distante do uso e pode ser confundido com "guides" que são
coisas diferentes. Por último, "orelha" seria a segunda opção menos ruim,
porém tem um significado distinto tanto em português quanto em inglês (book
ears = orelhas nas páginas dos livros), o que não reflete exatamente o que
sejam "tabs", como "aba" o faz.

[]'s

Livia Labate
www.livlab.com | liv AT livlab.com