cc-br - Re: [cc-br] Validade Jurídica do CC

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Maíra Fernandes de Melo <mairafernandesdemelo AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Validade Jurídica do CC
  • Date: Fri, 5 Mar 2010 12:04:21 -0300

a biblioteca nacional registra poemas, mas acho que tem que ser in loco, num dos escritórios de direitos autorais deles. entra no site e vê se tem online: www.bn.br
bjs,
maíra

Em 5 de março de 2010 11:17, <williamriga AT popmidia.com.br> escreveu:
Vinícius,

O problema de simplesmente publicar na internet é que, hipoteticamente, alguém pode copiar o material, publicar em outro site que tenha mais page rank (popularidade) no Google e este ser indexado antes do que o do material original. Ou seja, o primeiro registro (pela data) será dado de presente ao plagiador... Daí o tiro sai pela culatra.

Mas esses repositórios são uma alternativa que, assim que começarem a se popularizar, creio que se tornarão o padrão para registros no futuro.

Abs,
William Riga

Popmídia Filmes & Talentos
www.popmidia.com.br
williamriga AT popmidia.com.br
(18) 3916-3237

Sent: Friday, March 05, 2010 9:45 AM

Leonardo,

Se você publicar na Internet com um endereço persistente já está bom. Resultados de mecanismos de busca preservam a data de publicação e podem servir como prova se necessário.

Indexar seu material em outros sites também serve como prova.

Uma tendência mundial tem sido utilizar repositórios institucionais para depósito de publicações.

Existem centenas de repositórios de material técnico-científico e algumas dezenas de repositórios de recursos educacionais. Agora de poemas, nunca pesquisei.

Att.

Vinícius