aifia-pt - Re: [AI] wireframes x clientes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Rangel Brandão <brandaoedu AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] wireframes x clientes
  • Date: Fri, 30 Apr 2010 11:40:03 -0300

Isabela,

Infelizmente você não entendeu nada do que eu falei.

A questão não é dispensar ou não os entregáveis para se firmar de uma maneira estratégica. A questão é não achar que sem os entregáveis formais você não é capaz de projetar, ou valorizar o seu trabalho, ou que sem esses entregáveis formais a AI micro e mais detalhada vai deixar de ser pensada. Um projeto pode ser altamente documentado, detalhado, etc., mas isso não livra essa interface de ser uma boa merda! Os documentos servem apenas para a equipe desenvolver o projeto, uma formalização maior dessas entregas pode acabar impactando nos prazos, no aumento dos custos, etc. Por isso defendo uma forma de trabalho mais ágil e menos burocratizada.

Para mim não existe a necessidade de ficar preso no documento A, B ou C. Esses documentos não irão valorizar o seu trabalho perante o cliente (que na maioria das vezes não vai nem entender do que se trata). Por isso, o que deve ser apresentado para o cliente é um layout/protótipo mais próximo da realidade que pretende-se entregar no final. E para se chegar mais rápido nesse protótipo, é melhor trabalhar de uma maneira menos formal (e essa maneira mais informal não prejudica a comunicação entre a equipe, o entendimento do projeto por todos os membros dessa equipe e a entrega do produto final).

Logo, não há necessidade de ficar preso a um modelo antiquado de trabalho, onde tudo que tem que ser formalizado e leva o dobro, ou o triplo, do tempo para entregar o projeto.

Você também não entendeu minha crítica ao livro. Acho a leitura dele indispensável para qualquer AI. Só não acho que tudo que foi escrito no livro ainda se aplica hoje, não tem que seguir 100% do que está escrito ali. Vou tentar dar outro exemplo: o Jakob Nielsen, por exemplo, durante muitos anos escreveu que os links têm que ter a cor azul e os links visitados têm que ter a cor violeta. Só por causa disso você vai sempre colocar links dessas cores nas suas interfaces? Só porque o cara escreveu um livro, ou um artigo, não deve existir espaço para o questionamento dessas recomendações? E se o seu briefing pede uma interface que quebre paradigmas? Você não vai fazer, porque leu em algum lugar que aquela não é a maneira correta de se fazer uma abordagem? Foi só isso que eu quis dizer ao criticar o livro. É importante conhecer a fundo tudo o que está escrito no urso polar, até para saber o que pode ser "quebrado" em função das suas necessidades de projeto. Mas nunca falei em invalidar o conhecimento.

Abç,

Eduardo Rangel Brandão
brandaoedu AT gmail.com