aifia-pt - Re: [AI] wireframes x clientes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Isabela Abrantes <bela.abrantes AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] wireframes x clientes
  • Date: Fri, 30 Apr 2010 10:20:58 -0300

Eduardo, no fim, estamos dizendo a mesma coisa.

Quando eu "defendo" o wireframe, não defendo ele como entregável indispensável. Só defendo que falar "wireframe é cada vez mais desnecessário" é precipitado, porque do mesmo jeito que optar por ele em todos os projetos seria um erro, dispensar ele totalmente em todos projetos seria um erro igual.

E mesmo em projetos onde eu utilizo wireframes, meu entregável não se resume a ele, obviamente. Inclusive, em quase 99% dos projetos que fiz que demandaram wireframes, o sitemap e o inventário de conteúdo foram igualmente fundamentais.

Embora eu acredite que cada um tenha mesmo sua metodologia própria, continuo insistindo que é exatamente por isso que não se pode optar por um modelo de entregável e nem mesmo optar por jamais usar determinado modelo.

Como eu disse anteriormente, o papel estratégico não está ligado a você entregar ou não um documento específico. Sei que existe um desejo geral de se fazer apenas a macro AI, em ser somente o 'estratégico', e é por isso que uma boa parte dos AIs que eu conheço acaba acreditando que a evolução natural de um AI é virar um planner.

Eu discordo disso e acho que a Micro AI é tão importante quanto a Macro AI, e se um profissional dentro de seu ambiente de trabalho só vai conseguir firmar o seu papel estratégico dispensando entregáveis formais, a culpa não é do entregável, e sim do profissional.

Quanto sua crítica ao urso polar, ela é válida, até certo ponto. O fato do projeto de UX ter hoje desafios muito mais amplos do que os que existiam há 12 anos atrás, não invalida ou nega o conhecimento adquirido até então e nem as necessidades de se projetar uma interface que foram mapeadas na época. Esses desafios apenas se ampliaram, porque as possibilidades e formatos dessas interfaces também se ampliaram.

Abs, Isabela