aifia-pt - Re: [AI] wireframes x clientes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Rangel Brandão <brandaoedu AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] wireframes x clientes
  • Date: Fri, 30 Apr 2010 11:00:38 -0300

Ricardo,

Não acho que o wireframe tenha que decidir a posição dos elementos. Para mim ele tem que indicar quais elementos devem existir na tela, qual a importância desses elementos, mas não tem que diagramar esses elementos na tela.

Por exemplo. Se o arquiteto da informação tem uma formação em design (como é bem comum acontecer), é provável que ele até pense o wireframe já levando em consideração a posição final dos elementos na tela. Mas se o AI tiver uma formação em jornalismo, por exemplo, ou em biblioteconomia? Nesse caso. é provável que ele não tenha estudado a fundo sobre grid e gestalt, por exemplo. Logo, não acho que ele terá condições de indicar corretamente a posição final dos elementos na interface. Ele pode propor soluções, mas isso não o livra de ser questionado pelo designer.

Eu trabalho como AI há muitos anos. Mas, antes disso, eu trabalhei como designer de interfaces durante muitos outros anos e nunca aceitei simplesmente copiar/colar o wireframe do AI para o layout da interface sem ao menos questionar o motivo dos elementos estarem posicionados daquele jeito.

Quando citei o exemplo do menu no wireframe, afirmando que ele tem que dizer apenas que existe um menu e não obrigar o designer a layoutar esse menu na horizontal ou vertical, é porque considero que o layout só deve refletir isso com base em outras decisões de projeto: como o escopo da interface, se ela vai crescer, ter novos releases e, eventualmente, o menu horizontal pode limitar as opções de navegação do menu, por exemplo (sendo necessária uma navegação vertical). É um exemplo bobo e bem simples, diferente de uma série de questões e problemas que a gente acaba vivenciando no dia-a-dia. Mas uso esse exemplo para dizer que isso não é uma decisão que tem que ser baseada em wireframe, mas sim no escopo do projeto e na estratégia que foi determinada para o futuro do produto.

Abç,

Eduardo Rangel Brandão
brandaoedu AT gmail.com