aifia-pt - Re: [AI] wireframes x clientes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Thiago R." <heavy.user99 AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] wireframes x clientes
  • Date: Thu, 29 Apr 2010 12:02:00 -0300

Olá Rafael,

Eu já trabalho com wireframes a algum tempo. Comecei com os estáticos e hoje só faço wires navegáveis.

Já trabalhei com clientes de vários perfis, desde aqueles que não sabem o que é AI até aqueles que tem o axure instalado na máquina e arriscam arquitetar o que eles esperam para o seu site ou o site da sua empresa.

Eu já passei pela situação que vc está passando, não só com clientes, mas com designers, programadores e diversos profissionais de web. Tem gente que ainda não conhece os benefícios do wireframe, ou quando conhecem, negligenciam.

Durante muitos anos, diversos sistemas web foram vendidos sem AI, e consequentemente sem wireframes. Então tem profissional de web que acha que isso é desnecessário, assim como tem cliente que acha que isso é só mais um documento que estão querendo empurrar pra ele como parte da entrega do job, e com isso, querendo que ele gaste mais.

Eu acho que todo profissional, seja da web ou de qualquer outra área, tem que saber vender o seu trabalho. E quando digo vender, quero dizer:
- Entender o benefício que o seu próprio trabalho traz para quem vai comprá-lo e usá-lo;
- Acreditar que isso que você está fazendo é o mais certo para o sucesso do cliente e a satisfação do cliente do seu cliente (complicada esta última parte né? rs )

Mas enfim, o que quero dizer é que você acreditando no que vc faz, vc vai conseguir transmitir a mensagem para o cliente, equipe, a empresa, agência e assim por diante. Afinal, eu acho difícil passarmos adiante uma idéia que não acreditamos.

Geralmente, quando eu trabalho com clintes que não tem entendimento nenhum de AI, wireframes, fluxos, mapas e etc, antes de mostrar qualquer protótipo, layout ou o que seja, eu explico direitinho o que um arquiteto faz, qual é o meu papel dentro do job, qual a importância disso pro projeto e etc.

Depois mostro algum wireframe e o comparo com o site que já está na web, mostro que existem diferenças entre os dois e o porque isso acontece.. e isso tem funcionado bem.

Rafael, isso é um pouco do que eu já passei. Espero que te ajude.

Thiago.