aifia-pt - Re: [AI] card sorting

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] card sorting
  • Date: Tue, 16 Dec 2008 12:07:25 -0200

> - Fiz com 5 grupos num total de 17 pessoas. Tive 2 grupos de duas pessoas e
> foi quando o trabalho fluiu mais rápido mas em contrapartida houve menos
> troca de idéias entre os participantes. Mais gente, mais discussão (no bom
> sentido) mas leva mais tempo também. Quando existem opiniões divergentes em
> um grupo de 5 é complicado chegar a um senso comum.

Mesmo que consiga o consenso, será forçado.

Card-sorting em grupo só é útil quando a amostra de usuários é pequena
e com pouca variação de interesses, como numa intranet ou comunidade
virtual. O card-sorting deixa de ser um instrumento de pesquisa e
passa a ser uma negociação para gerar um acordo entre os interessados.

Isso é muito diferente de investigar o modelo mental (experiência
prévia) de cada usuário. Uma coisa é pedir que o usuário classifique
da forma que mais lhe faz sentido. Outra coisa é pedir que negocie com
outra pessoa como é a melhor forma de fazer.

Acho complicado comparar dados de uma sessão com outra
quantitativamente, pois a riqueza maior são as discussões não
estruturadas. Melhor fazer uma análise qualitativa.

> [...]
> foto só captura a visão macro (num card sorting de 110 cartas) que foi meu
> caso. Impossível enquadrar tudo no visor da câmera, só se fosse uma grande
> angular =) Lá fui eu para o InDesign. Estou reproduzindo a estrutura que os
> participantes montaram, depois vou imprimí-las e procurar padrões. Já vi que
> vou produzir umas 20 folhas A4 e vou levar mais um dia inteiro na análise.
> Já surgiu um bocado de coisa até agora, mesmo antes de uma análise mais
> formal do resultado. Vc vai analisando e percebendo a medida que o trabalho

Ao invés de tirar fotos dos cartões, você poderia ter colocado um
código atrás de cada um e, ao final da sessão, virar do avesso e
anotar as combinações.

Exemplo:

Categoria X ou RÓTULO_CUSTOMIZADO (aberto)
cartões: 1, 5, 6, 2

Assim fica bem mais fácil para por em softwares de análise, como a
planilha do Lamantia:
http://www.boxesandarrows.com/view/analyzing_card_sort_results_with_a_spreadsheet_template

A parte mais difícil do card-sorting é a análise quantitativa dos
resultados. Pode-se distorcer completamente o resultado se não forem
tomados os devidos cuidados.

> - Fiz um card sorting aberto e carreguei nas cartas críticas para o projeto.
> Queria que os participantes organizassem para mim as áreas da empresa e um
> banco de arquivos gigante. Cada grupo me fez o favor de organizar de um
> jeito diferente. Pica.

Se eles organizassem igual não seriam necessários arquitetos da informação.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR