aifia-pt - Re: [AI] Vaga Estágio

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Caparica de Luna [listas d2]" <listas AT design2.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Vaga Estágio
  • Date: Sun, 30 Mar 2008 14:16:37 -0300

2008/3/30 roberto salgueiro <roberto.salgueiro AT gmail.com>:

> Bem gente, concordo com o Fábio, e quero dizer que interesse existe, o que
> na minha opinião falta é eventos bem organizados, com uma boa divulgação,
> mas penso em um evento não apenas para pessoas que entendem do assunto e sim
> para tentar atingir também futuros clientes para que eles saibam de quanto é
> importante a AI.

Eventos com este tipo de visibilidade e focados neste target são apenas as pontas de um IceBerg. Por baixo deles, existe uma comunidade que faz as coisas acontecerem. Veja o exemplo da comunidade que surgiu em trono do grupo de UX... E veja que como este grupo já conseguiu fazer com que algumas coisas ganhem visibilidade no mercado.

fato:
Não há como se construir uma consciência coletiva no mercado do dia para a noite sem um grande esforço dos interessados na comunidade e na criação de uma consciência.

Dizer o que falta, é muito fácil... todo mundo faz.

Fazer com que as coisas que faltam passem a existir, é uma coisa muito mais custosa e demorada. Mas, certamente, o primeiro passo é participar da comunidade... Seja trocando mails numa lista de discussão, seja participando dos encontros presenciais da comunidade. É justamente isto que fortalece a comunidade.

Fazer o que realmente faz diferença... poucos fazem.

Sem uma comunidade forte, que discuta a matéria e também sua atuação na sociedade/mercado, não há maturidade de produção e/ou de discurso para se obter visibilidade fora do próprio grupo. Pouca gente se dá ao trabalho de parar para entender isto.

Mas enfim...
Já há até uma sala reservada dentro do CESAR no Porto Digital para que no final de Abril, o encontro do grupo de UX troque idéias justamente sobre AI. É a oportunidade - estou sendo propositalmente repetitivo aqui - de fortalecer a comunidade mais uma vez batendo na porta... Deixa passar, quem quer.

[]´s
fábio caparica de luna
http://sinistras.aranha.com.br/