aifia-pt - Re: [AI] Teclado adaptado: bom pra acessibilidade ou ruim para usabilidade?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Helio Costa" <helio.costa AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Teclado adaptado: bom pra acessibilidade ou ruim para usabilidade?
  • Date: Thu, 2 Aug 2007 11:14:48 -0300

Paola,

Você disse tudo, ótimo para acessibilidade e talvez ótima usabilidade
para portadores de deficiência física. Mas o intuito do fabricante é
justamente a acessibilidade.

http://www.lomakkeyboard.com/products/Lomak/whoisitfor.html.
http://www.lomakkeyboard.com/products/Lomak.html

Para quem foi no último WUD, viu um funcionário do Metrô de São Paulo
tetraplégico com uma cadeira de roda na qual ele utilizava o queixo
para movimenta-la. Nessa mesma cadeira de roda, tinha um PDA que
ficava próximo ao rosto dele e com uma caneta na boca ele usava o
Palm.

Lembro que ele reclamou justamente sobre isso, que esses dispositivos
não eram tão acessíveis ou não funcionavam muito bem.

Quando vi o seu subject, li a notícia e naveguei no site do
fabricante, logo pensei que este produto seria ideal para esta pessoa.

Layout do Teclado:
http://www.lomakkeyboard.com/UserFiles/Image/keyboard%20layout%20LM003%20for%20website.jpg

Rogério, concordo com você, o preço é alto quando comparamos com o
preço de um teclado e\ou um mouse, mas não sei qual é o custo para o
fabricante fazer um projeto deste porte ainda mais sem apoio do
governo ou qualquer outra instituição.

[]'s
Hélio