aifia-pt - Re: [AI] Sobre o profissional de AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: "Amanda Porto" <amanda.porto AT uol.com.br>
  • To: "aifia-pt" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o profissional de AI
  • Date: Wed, 25 Apr 2007 10:37:32 -0300

Ok. Quase não participo (muito ruim), mas você levantou uma questão
interessante e acho que vale a pena nos abrirmos com relação a nossa
realidade de mercado!

Não tenho dados sobre isso (talvez alguém aqui da lista tenha), mas vai um
pouco da minha perceção:

> - Estas empresas que têm anunciado vaga, têm um processo de
> mentoração/formação destes recursos?

Já trabalhei em lugares onde tive liberdade total para implementar a
disciplina, devido a falta de conhecimento do processo por parte da empresa -
o que é ótimo. Também trabalhei em alguns lugares que já tinham uma estrutura
de AI, o que me proporcionou uma troca incrível.

Acho que nas empresas mais antigas - principalmente produtoras - É QUASE
IMPOSSÍVEL planejar um projeto sem AI.

Conversei outro dia com uma colega de profissão, e ela tocou neste assunto da
formação do profissional de AI. Acho que a formação se chama "prática". Em
todos esses anos que estou trabalhando com arquitetura, fui em congressos,
estou juntando grana para ir para o IA Summit, fiz um curso, mas te digo, a
prática é a melhor escola...

Tive a sorte de trabalhar, logo de cara, com pessoas que já tinham bastante
conhecimento, o que me ajudou bastante. Mas sozinha também corri atrás. Acho
que vai muito dos projetos que caem na tua mão, de até onde você pode ir -
tecnologias, metodologias, processos -, das tuas fontes de leitura, de
consulta, do budget.

> - Estão conseguindo encontrar profissionais de acordo com o perfil esperado?

Vejo, pelos meus colegas, um tempo grande para achar! Mas sei que tem gente..
O mercado tem excelentes profissionais. O que acontece é que tem gente
querendo pleno/senior. Posso estar me arriscando em dizer isso, mas o que
alguns querem é alguém com bons conhecimentos, com certa prática, alguém que
não esteja começando do Zero.

E tem gente nova muito boa também. Precisa de orientação? É, não vou negar,
acho que quem está começando precisa ficar perto de alguém que entenda, mas
isso não é tudo...

Fiquei me perguntando esses dias se eu era pleno ou jr, porque mesmo tendo
alguns anos na área, fico a pensar nos critérios que levam alguém a dizer que
é jr/pleno/senior....

> - Já existe uma área exclusiva para AI's dentro das empresas?

Não tenho dados, mas te digo: quem tem, está feliz, e quem não tem, está
correndo atrás.

> - Quais os papéis que estes novos AI's tem executado?
Quando comecei na área, terminava o que os outros começavam, terminava
fluxos, fazia cenários alternativos, mapeava site/conteúdos, fazia ajustes no
ppt, no visio, no in design, fazia benchmarking, fazia pesquisa, etc...
Depois tive a chance de criar do zero alguns projetos, e assim foi indo...

Beijoss
Amanda