aifia-pt - Re: [AI] RES: Acessibilidade na marra...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "edson rufino de souza" <edson.rufino AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Acessibilidade na marra...
  • Date: Mon, 4 Dec 2006 14:15:42 -0300

exatamente, rodrigo. nenhuma pessoa, independente da deficiência que
tenha, navega desta forma.

contudo, não me parece uma proposta real de interface, mas uma versão
de navegação exploratória, com um cunho publicitário. pode-se, mesmo
assim, contestar uma abordagem assim em sua tentativa de nos fazer
refletir sobre a experiência das pessoas cegas com a internet.

pode-se inferir a partir disso que é grande o desconhecimento da forma
como as pessoas com deficiência usa a internet, especialmente as
pessoas cegas. confirma esta hipótese a forma equivocada com que os
órgãos competentes vêm avaliando se um site governamental está ou não
acessível: utilizando ferramentas de validação automática.

ainda assim, também acredito num processo de amadurecimento natural,
que construirá aos poucos uma sociedade da informação verdadeiramente
inclusiva.

um forte abraço!
--
edson rufino de souza