aifia-pt - Re: [AI] Acessibilidade na marra...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Kleber Costa" <naranayama AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Acessibilidade na marra...
  • Date: Fri, 1 Dec 2006 17:11:24 -0200

Grande movimento, espero que consiga alcançar o objetivo, eu trabalho em um órgão federal aqui no DF e tenho acompanhado esse movimento de acessibilidade em web sites do governo desde 2004, e desde lá pra cá não mudou muita coisa, pelo menos naquilo que esperamos, lógico que existem pequenos grupos dentro do governo que mantém a bandeira de um internet para todos, no evento que teve aqui em Brasília dobre o dia mundial da usabilidade esteve presente palestrando uma das coordenadoras do e-mag (governo eletrônico)http://www.governoeletronico.gov.br/governoeletronico/publicacao/noticia.wsp?tmp.noticia=867&tmp.area=69&wi.redirect=6KIWHLNN5E e ela estava relatando a dificuldade de poder fazer valer as normas de acessibilidade nos sites do governo, inclusive (até onde eu me lembro) me parece que entrará em vigor um decreto de lei (pois é só assim que as coisas funcionam, na marra) que obrigará todos os sites do governo federal a serem acessíveis, ou seja vai virar lei, mais não sei data pois até onde ficamos sabendo nem ela a palestrante sabia, enfim, mais no que diz respeito a acessibilidade mesmo no governo existem profissionais qualificados e com uma visão bem diferente daquela que nos imaginamos, temos aquele de que funcionário público é tudo alienado aos reais problemas, mais depois de ter uma visão maior do que acontece no governo acredito que o pior obstáculo são os políticos, a até mesmo a falta de comunicação entre as partes interessadas, temos a visão da necessidade, temos a pesquisa e a tecnologia de ponta a nosso favor, mais a burocracia e a desinformação de todos os níveis do governo fazem com que milhares de pessoas fiquem de fora e se sintam inúteis e incapazes de fazer algo que é tão normal e comum como navegar na internet, fica até aqui um apelo, a todos aqueles que desenvolvem sites para web, ou qualquer outro tipo de aplicação digital, existem milhares de pessoas que gostariam de acessar o que vc produz e muitas vezes vc é a única pessoa que pode tornar isso possível ou impossível, experimente navegar pela internet com um leitor de tela tipo Jaws (ftp://ftp.freedomscientific.com/users/hj/private/WebFiles/JAWS/j500844.exe) e o seu monitor desligado, quem sabe isso pode nos dar uma real idéia de como um cego vê a internet.

Kleber Costa
Design

----- Original Message ----- From: "edson rufino de souza" <edson.rufino AT gmail.com>