aifia-pt - Re: [AI] Traducao para o termo Findability ..........

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "FERRAZ Gonçalo" <goncaloferraz AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Traducao para o termo Findability ..........
  • Date: Tue, 27 Jun 2006 10:45:26 -0300

E a questão não está nos "dades" mas nos "bilidades", que denota não
somente uma qualidade mas uma habilidade. Habilidade de uso para
"usabilidade", a possibilidade de uso seria "usável", "amigabilidada"
seria habilidade de ser amigo, onde "amigável" passível de amizade...

Que tal se colocássemos algumas definições de findability aqui na
lista para* que possamos analisar o contexto do termo e buscar um
correlato em português mais apropriadamente?

*termos um índice de analisabilidade maior? ;)

Sendo possível usar termos perfeitamente aceitáveis na regra da língua
portuguesa, não há necessidade de recorrer a termos estrangeiros, a
não ser que o autor queira inventar moda.

Na pior das hipóteses, acho justo usar o termo respeitando sua origem
e natureza. Findability em itálico e adequado à sintaxe local, para
que não se perca a integridade da língua com coisas tipo
faindabilidade, em bem pouco tempo. Visto que já se tem leiaute,
copidesque, et al...

On 6/27/06, Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com> wrote:
> essa fábrica de palavras tende a não terminar nunca, e ficaremos com
> uma gama de palavreabilidades cada vez maior e mais vazia.

As línguas estão em constante modificação, assim como o próprio mundo.
O surgimento de novas palavras é natural e não deve ser encarado como
uma ameaça à moral e os bons costumes.

Neologismos como "dades" não são melhores nem piores que qualquer
outro neologismo, porém a ideologia que eles carregam (entre outras, o
fracionamento do saber que eu comentara anteriormente) este sim pode
não ser adequado para nossa realidade.

> já se fala
> até em amigabilidade, quando usabilidade engloba a satisfação e a
> facilidade do uso, o que demonstra o absurdo para onde caminharemos se
> isso tudo continuar.

Na história de IHC, amigabilidade surgiu antes de usabilidade. Os
primeiros esforços para melhorar o design dos softwares vendia que era
preciso tornar o computador mais "user-friendly" ou amigável. Nessa
época ainda se acreditava que o computador um dia poderia ser tão ou
mais inteligente que um ser-humano, logo poderia se tornar amigo dele.
As tentativas frustradas levaram à decadência dessa visão e o desuso
do termo.

Usabilidade vem depois, quando a indústria de software começa a se
preocupar com a eficiência de uso de seus sistemas. A preocupação com
a satisfação só veio muito depois, mas ainda muito limitada. Se um
usuário escreve num formulário no final de um teste de usabilidade que
está satisfeito com o sistema isso não quer dizer que ele realmente
vai estar satisfeito quando estiver usando ele em seu dia-a-dia, longe
do laboratório.

Gravei uma divertida palestra do meu orientador no Mestrado justamente
comparando esses termos:

Amigável uma ova! Apropriado?
http://www.usabilidoido.com.br/amigavel_uma_ova_apropriado.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR