aifia-pt - Re: [AI] Acessibilidade e usabilidade.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "edson rufino" <edson.rufino AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Acessibilidade e usabilidade.
  • Date: Thu, 11 May 2006 11:21:54 -0300

bom dia fábio, tudo bem?

muito bom você querer trabalhar com este tema, que é muito importante.  tenho especial interesse no assunto já há alguns anos, e espero poder colaborar com o seu trabalho.

em primeiro lugar, eu chamaria atenção para o termo "pessoas com necessidades visuais especiais".  este termo em si é incorreto, já que uma pessoa que assiste novela diariamente por definição seria uma pessoa com uma necessidade visual especial.  o termo mais adequado e mais utilizado hoje por pesquisadores seria "pessoas com deficiência visual".  sobre terminologias para pessoas com deficiência, pesquise no site da rede saci por artigos de romeu sassaki.  este site, aliás, é referência em acessibilidade.

a ibm também tem um site voltado pra acessibilidade, que pode ser facilmente encontrado no google, assim como outras grandes empresas.

uma referência que talvez seja fundamental para você seja um grupo de boston que junta os assuntos de a.i. e acessibilidade.  veja em http://www.boston-ia.org/.

espero ter ajudado.  um abraço!

--
edson rufino de souza