aifia-pt - Re: [AI] Nova cara - Portal Globo.com

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Laura Cretton Lessa" <Laura AT corp.globo.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Nova cara - Portal Globo.com
  • Date: Mon, 10 Apr 2006 18:58:58 -0300

Oi, Marcelo.

Bons pontos :-)

Minhas respostas abaixo.
-----Original Message-----
From: aifia-pt-bounces AT lists.ibiblio.org [mailto:aifia-pt-bounces AT lists.ibiblio.org]On Behalf Of marcelo luis
Sent: Friday, April 07, 2006 2:54 PM
To: Lista AI
Subject: [AI] Nova cara - Portal Globo.com

Salve colegas de lista.

Laura,

Como vai? Aqui é o Marcelo da TerraForum.

Em primeiro lugar acho ótima sua iniciativa de abrir um tópico para comentários a respeito de seu próprio trabalho, nao é fácil ouvir críticas (construtivas ou nao) a respeito de algo que deve ter custado muitas noites de sono... :-)

Tentarei ser objetivo e me ater a AI no sentido da taxonomia e modelagem da página:

- assim de bate-pronto, opino que no menu principal deveria haver uma distinção entre o cluster principal de canais (home, entretenimento, esporte e noticias) e outros canais que nao sao temáticos (ferramentas, assinantes, videos e "todos os sites"). Acho que sao agrupamentos (clusters) de informacao com designacao e abordagem diferentes, nao concordo de deixa-los lado a lado com o mesmo tratamento visual e hierarquico.
[Laura Cretton Lessa] Entendo seu ponto, faz sentido pra gente que projeta. Mas às vezes não dá pra ser tão acadêmico e acabamos criando distinções que não fazem sentido para os nossos usuários. A ver. Nossos usuários dirão.

1 "todos os sites" é uma nomenclatura que nao me agrada, mas creio que deve ser já uma linguagem incorporada pela comunidade da Globo.com, da qual nao faço parte, portanto pode ser uma decisao acertada manter. Eu optaria por "Mapa do Portal" por exemplo, que é o que aparece embaixo... mas nao condeno, apesar de levanter este ponto, acho que nao vale muuita discussao.
[Laura Cretton Lessa] Olha, acho que esse ponto é o que eu mais tenho dúvidas. No feedback que tivemos até agora, "todos os sites" é mais entendido.

2 A legibilidade dos textos, a distinçao por cores e organização por abas simples sao, na minha opiniao, uma grande evolução.
[Laura Cretton Lessa] Sim, o código de cor é mto bem aceito até agora.

3 Destaque positivo tambem para o comentário "Video gratis" nos videos que os nao-assinantes podem assistir. Afinal, tambem sao clientes e é um pé chegar até a informacao e nao poder acessar, como é costume do UOL de fazer.
[Laura Cretton Lessa] Sim, a intenção é sinalizar os vídeos gratuitos mesmo.

4 Do ponto de vista da usabilidade realmente os menus com rolagem nao sao legais. Mas para este problema nao tenho sugestao imediata, porque... quanto conteúdo..!! :-s
[Laura Cretton Lessa] Pois é, por enquanto a melhor solução que encontramos foi essa, para exibir todo o conteúdo (que é mto) dentro do portal.

5. Senti falta da busca na pagina principal, apesar de constar um link (acho muuuito pouco) no menu "Ferramentas"

6. juntando 1. com 5. eu diria que poderia ser pensado um "cluster" neste sentido, talvez topo à direita, como de praxe.. Enfim, teria que experimentar - mais ainda, claro...

Abraços e boa sorte com a implementação!!

Marcelo Luis