aifia-pt - [AI] Aluno perdido deve ser expulso?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Wander - Stratta" <wander AT stratta.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Aluno perdido deve ser expulso?
  • Date: Tue, 7 Feb 2006 19:17:07 -0200

Caros colegas,

Sei que pode soar um pouco fora de contexto, mas acho que cabe na lista uma
situação como esta.
De nada adianta oferecer propostas de educação a distância, se não houver
gente capacitada a lidar com alunos.
Diante disso, gostaria de postar uma historinha verídica sobre uma "quase
experiência" de educação a distância.
A poucos dias recebi um convite para participar de um curso a distância,
sobre a LMS Moodle.
A formação de turmas ocorreu e entrei na terceira turma deste curso
("Primeiros passos no Moodle").
Enviaram um e-mail solicitando a confirmação de nossas matrículas, e após
entrar no sistema enviei uma mensagem no fórum.
Ainda não havia recebido nenhuma mensagem sobre a metodologia de ensino, nem
os procedimentos de acesso... nada!
Minha mensagem foi a seguinte:

"Confirmo o recebimento e começo amanhã mesmo meus estudos.
Já enviei mensagens anteriores ao fórum, mas confesso, isso aqui é um
pouquinho confuso.
Grande abraço a todos e obrigado pela oportunidade de acessar o curso."

Em resposta, recebi a seguinte mensagem:

"Wander, boa tarde!

Infelizmente após a sua postagem publica no Portal do XXXXX (melhor omitir o
nome da instituição) se referindo ao nosso espaço virtual como sendo
confuso, nosso conselho de gestão optou em exclui-lo da sala de aula e
restringir seu acesso ao Portal do Campus.

Certo de sua compreensão,

Secretaria Virtual"

Diante desta resposta ficam alguns questionamentos meus com relação a tal
instituição:

Como podem esperar compreensão de minha parte?
Se comentei minha dificuldade, o mínimo que esperava era orientação. Não é
esta a função de uma instituição de ensino?
Se porventura, um aluno entra numa escola e não encontra sua sala, ele é
expulso?
Se esse aluno comenta sobre a dificuldade de encontrar sua sala, ele está
difamando a instituição?
Críticas não deveriam ser bem-vindas?
Perdoem meu desabafo mas, ao meu ver, uma proposta de "Educação" deveria
começar com diálogo, não com julgamento (sem direito a defesa).

Por fim, respondi à tal instituição o meu desabafo e indignação, mas não me
responderam.
Não devem estar interessados em um debate a respeito.
Como somos livres pra expressar nossa opinião, resolvi compartilhar minha
história com vocês.
Se quiserem comentar, fiquem à vontade.

Grande abraço a todos.

Wander