aifia-pt - [AI] Re: pergunta séria -> não é Flame...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Re: pergunta séria -> não é Flame...
  • Date: Wed, 11 May 2005 11:15:42 -0300

> Simplicidade não é o oposto da complexidade?

Era o que eu pensava até ouvir uma palestra online do Maish Nichami
(www.elearningpost.com). Ele disse uma frase que me marcou:

"Complex is not complicated".

Se não escorrego num falso-cognato, a tradução é "O complexo não é
complicado". O contexto da frase era uma explanação sobre infográficos
interativos, onde ele argumentava que o grande desafio era explicar
uma grande quantidade de informação sem exigir grande esforço
cognitivo do usuário.

Para ele (e para mim, desde então) é possível que haja um infográfico
simples e complexo ao mesmo tempo. Como exemplo temos esse que explica
uma parte da história Americana (assunto complexo) de forma
simplificada:
http://americanhistory.si.edu/militaryhistory/exhibition/flash.html

Claro que essa é uma classificação relativa. Simples pra quem?
Complexo em que sentido? Mas acho que você entendeu o sentido...

> ps: tenta responder com simplicidade, no sentido de não responder com
> complexidade... :P

Difícil. O assunto ainda é embolado, as disciplinas são muito jovens e
ainda há muitos conceitos obscuros e conflitantes.

.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR
¶ ...''''''''''|| www.usabilidoido.com.br
.
ICQ 60424910 / MSN van_amstel AT hotmail.com
. jornalista www.flashmasters.com.br
. colunista www.webinsider.com.br