aifia-pt - Re: [AI] Re: AI pra que?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gilberto Prujansky <gilberto AT quintadimensao.com>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Re: AI pra que?
  • Date: Wed, 11 May 2005 02:30:50 -0300

Se a interface prima por objetividade, tende a cortar os excessos. Poucos elementos, pouca coisa para hierarquizar. Sem ter o que organizar, o que a AI tem de recurso a ser utilizado?

Deixa eu responder essa tambem... AI não é so hierarquizar. Como no teorema de probabilidades de Bayes, qto mais informação vc tiver, mais a sua chance de tomar a decisao certa. O profissional de AI deve sempre levar em conta todas as informações que tem, mesmo as que parecem idiotas. Ele tem que pegar aquela informacão aparentemente ridicula, e tentar ver no que ela influencia no site (ou whatever). Tudo tem que ter um porque de estar ali ou aqui. Se os links do hotsite em questão já estão enxutos, o espaço que eles vão tomar no site tem que ser pensado e pesado, e vai ter que ter um porque dele estar na esquerda ou na direita, nem que seja por simples beleza. Por isso concordo com a Isabel, e acho que a dupla designer/AI é semprefavorável. Um cuida da forma e outro do conteúdo, cada um com seus porques e afins, e conversando, o resultado vai ser sempre superior - útil e agradável.

[]s
Gilberto Prujansky