aifia-pt - RES: [AIfIA-pt] mais e-learning

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre de Abreu" <andredeabreu AT terra.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação em Português' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [AIfIA-pt] mais e-learning
  • Date: Mon, 1 Sep 2003 23:18:27 -0300

Olá Tatix,

Em relação a AI e usabilidade não existem grandes diferenças, tudo o que
vc sabe sobre o assunto pode ser aplicado em projetos de e-learning, com
a vantagem das coisas serem um pouco mais fáceis.

Como qualquer curso geralmente possui um cadastro prévio com as
características dos alunos-usuário, o universo para quem vc irá projetar
o site é bem mais controlado e fechado, em alguns momentos se aproximado
a projetos de intranet neste quesito.

Para as questões pedagógicas, todo bom projeto na área deve contar com
um instrucional designer, que geralmente é um profissional de pedagogia
especializado em ensino via veículos a distância (é sem crase! rs) ou
digitais (ou os dois). Esse profissional geralmente trabalha junto com o
arquiteto na hora de elaborar o esqueleto do site e no desenvolvimento
dos primeiros wireframes.

Abraços,

Andre de Abreu

P.S.: Não está falando demais não (pelo menos na minha modesta
opinião...rs).