cc-br - Re: [cc-br] Jurisprudência e Creative Commons

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: André Nunes <dede.mathias AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Jurisprudência e Creative Commons
  • Date: Thu, 21 May 2009 13:57:55 -0300

Olá,

O único precedente jurisprudencial relativo às licenças CC de que tive
notícia foi este:
http://www.groklaw.net/article.php?story=20060316052623594

O precedente é de uma corte na Holanda e a íntegra da decisão pode ser
obtida em:
http://zoeken.rechtspraak.nl/zoeken/dtluitspraak.asp?searchtype=ljn&ljn=AV4204&u_ljn=AV4204

----

Quanto à pergunta da Amanda:

Propriedade Intelectual é um ramo do direito que congrega os direitos
autorais e a propriedade industrial (marcas, patentes, desenhos
industriais, concorrência desleal).

Existe alguma divergência doutrinária a respeito do enquadramento
destes direitos em um ramo autônomo (com princípios próprios) dentro
do direito privado, sendo que a tradição doutrinária brasileira
costumava tratar a propriedade industrial como parte do Direito
Comercial e os direitos autorais como parte do Direito Civil. Com o
Novo (nem tanto) Código Civil o direito privado foi reunido, de forma
que esta discussão perdeu um pouco do seu sentido.

Existem ainda os internacionalistas que tentam chamar ambos os ramos
para o barco do direito internacional público, vez que estes assuntos
são parte importante do comércio internacional e são, desde o início,
objeto de tratados internacionais (Berna e Paris). Para complicar um
pouco mais, além da WIPO (OMPI) a WTC (OMC) também vem tratando do
assunto (vide TRIPs).

Didaticamente falando, contudo, IMHO, o melhor é tratar PI como um
ramo autônomo do direito.

Tecnologia da Informação, por outro lado, não tem nada a ver com o
direito. TI é o nome "fashion" que as empresas hoje dão ao que antes
chamávamos de informática.

André Nunes Batista

http://tagesuhu.wordpress.com/