cc-br - Re: [cc-br] Ajuda com violação da Licensa

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Roberto H Barchilón <roberto AT barchilon.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Ajuda com violação da Licensa
  • Date: Sun, 21 Sep 2008 14:15:39 -0300

O André é um grande gozador, mas as premissas jurídicas são verdadeiras.

Esse é um problema que enfrentaremos mais frequentemente daqui por diante, não somente em relação a direitos autorais, não somente nos EUA.

Penso que o Rigel não é o único, nem primeiro, nem último, e podem até ser poucos, hoje, mas o contingente de pessoas que, por causa da economia globalizada, se verá na situação de ter que processar empresas no exterior não vai diminuir ...

No Brasil, existem associações de empresas estrangeiras exclusivamente destinadas a contratar escritórios de advocacia para perseguir contrafações de suas marcas e patentes, sendo que, no Rio, conseguiram até uma Delegacia especializada só pra eles, o que dá bem uma idéia do lobby.

Porque não fazer o mesmo ?

Recomendo, portanto, ao Rigel, que procure entidades representativas da categoria, tanto aqui como no exterior (pode ser que lá te ajudem), e assim tentar obter assistência jurídica, ou inicie um movimento de conscientização de fotógrafos - queiram ou não, se encontram na mesma condição de serem pungados na internet -, para se cooperativar e processar os infratores, tanto aqui como no exterior.

Conte conosco.