cc-br - [cc-br] Ajuda com violação da Licensa

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Rigel Black <hananielleblack AT gmail.com>
  • To: cc-br AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [cc-br] Ajuda com violação da Licensa
  • Date: Fri, 19 Sep 2008 23:28:44 -0300

Olá.

Sou Rigel, recentemente tive alguns problemas com violação da licensa CC aplicada à um dos meus trabalhos e preciso de orientação ou idéias do que fazer.
O que aconteceu foi o seguinte: Sou fotografa e faço upload dos meus trabalhos atravéz do Deviantart.com.
Um desses trabalhos (aqui vai o link para a peça http://rigelblack.deviantart.com/art/Cabaret-Rose-52915649), postado sob CC Atribution, Non-Comercial use, No Derivative Works 3.0 em 10 de Abril de 2007, foi encontrado recentemente em uma conta do Photobucket (link: http://s270.photobucket.com/albums/jj99/katieray08/?action=view&current=Cabaret_Rose_by_rigelblack.jpg) onde, como vocês podem, eles disponibilizam a venda de prints da imagem.

Até aí, eu encontrei a imagem em mais 30-40 sites. Passei os últimos quatro dias mandando e-mails para equipes que administram hospedagens de fotologs, donos de contas no myspace e por aí vai, e em todos os casos consegui ter a imagem removida. Menos nesse.
Já foram mais de cinco e-mails para a equipe do Photobucket.com, eles sempre me respondem dizendo que a informação está incompleta. Primeiro, eu não tinha provas. Mandei um link para a foto não editada. Aí eu não tinha uma assinatura digital, nem nada provando que eu fiz a edição. Mandei um link para a página no Deviantart, para a licensa CC e mencionei um paragrafo das regras do próprio photobucket.com. Aí, eles vieram com uma de telefone para contanto e código postal, e que ambos deveriam ser Americanos.

Agora eu me pergunto: por não morar nos EUA, meu trabalho, sob copyright e CC, pode ser usado sem minha permissão e gerar lucro para terceiros?

Contatei a equipe da CC e me sugeriram que eu procurasse ajuda na lista brasileira, e é o que eu estou fazendo.

Agradeço desde já à qualquer sugestão para arrumar essa bagunça,
Rigel Black