cc-br - Re: [cc-br] Emprestar CD é crime? / biliv

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "André Nunes" <dede.mathias AT gmail.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Emprestar CD é crime? / biliv
  • Date: Tue, 24 Apr 2007 17:05:48 -0300

Sem querer arrogar a mim o direito de resposta a uma pergunta dirigida a um sujeito determinado, gostaria de tecer considerções muito rápidas a respeito da questão levantada.

Os compositores que não forem também intérpretes não dependem unicamente do direito autoral para conseguirem auferir renda a partir de suas composições artísticas. Uma primeira alternativa imaginável seria trabalharem associados a um determinado intérprete ou em regime de oferta a um rol de intérpretes não-compositores, possivelmente interessados em novas composições. Ou seja, o compositor através de contrato bilateral particular com determinado intérprete acorda compor novas obras ou ceder-lhes algumas que tem prontas consigo em troca de uma contraprestação a qual pode ser dada de pronto (prestação inicial única ao risco único do intérprete de conseguir reaver aquele dinheiro) ou através de uma porcentagem da renda auferida quando da execução pública da obra.

Existem outros modelos alternativos que têm a ver com uma nova perspectiva cultural da sociedade, onde os compositores e artistas em geral poderiam divulgar meios que possibilitassem aos fãs realizarem pequenas contribuições através da internet, buscando incentivar a continuidade da produção que mais lhes agrada.

Contudo, o que deve ficar claro é que a produção cultural como um todo é um processo de diálogo indivíduo-sociedade, de modo que a obra não é um "bem" do "autor", mas o fruto de um diálogo cultural entre os indivíduos que compõem a sociedade, o que implica numa preponderância dos direitos difusos da sociedade de acesso à cultura, mais do que no direito de lucro de um compositor.

Assim, o compositor tem direito a lucrar com as suas obras dentro da sociedade apenas na medida em que não o faça às custas de direitos da sociedade, e se não for competente o bastante para fazê-lo segundo estas condições que componha por hobby e aufira sua renda empregando suas forças em outras atividades. Não se imagine que hoje a situação é diferente. Exceção feita a uma minoria de compositores de sucesso, a avassaladora maioria compõe apenas em seu tempo livre, e ganha o pão de cada dia exercendo outras atividades. A situação não irá mudar para estes. Muda tão somente para aqueles que visam lucros exorbitantes e pequenas fortunas construídas a partir do sacrifício cultural de toda uma massa de cidadãos.

Espero ter de alguma forma contribuído para este debate.

At.,

André