cc-br - Re: [cc-br] RES: Work x obra

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Cassiano > MatrizMKT" <listas AT matrizmkt.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] RES: Work x obra
  • Date: Wed, 22 Feb 2006 18:29:19 -0300

On 2/1/06, Ronaldo Lemos ...wrote:
> ..O termo "obra" ...é a tradução do termo "work"...da Convenção de
> Berna...incorporada ao Acordo TRIPs da OMC....temos de continuar usando
> obra até ... a lei mudar.....

Olá, Ronaldo e commonistas,
Sei que o tema não foi muito popular, mas, voltando à questão, agora
de forma prática. Três dúvidas:

1) É correto usar a opção de licença BY-NC-SA (atribuição ao autor -
não $ - compartilhamento da mesma licença) *e* adotar a palavra
TRABALHO na explicação/tradução da licença que publico no meu próprio
site? (Os termos estão no final desta msg). Estarei violando a
licença, mesmo que oriente o interessado para os originais, no site do
CC?

2) Ciente das restrições de autoria a planilhas e agendas, estou
adotando um copyright sobre meu design gráfico na forma de um modelo
(uma grande indústria gráfica usa esse recurso) e, ao mesmo tempo,
aplicando a licença acima para quem quiser usar a dita. Há algum
conflito aqui?

3) Ainda não entendi a diferença entre ter uma licença para a região
Brasil e uma genérica. Elas me parecem "praticamente" iguais. Como um
download é algo aberto ao mundo (tenho assinantes de vários países),
estou adotando tanto a licença BR quanto a genérica, até porque essa
última usa o termo "work", que me parece mais apropriado do que "obra"
nesse caso. Faz sentido adotar as duas?

--------------------- x -------------------------

No sítio, vou avisar que estou usando uma tradução adaptada e oriento
o interessado a ver os originais, via link. O texto está assim:
===========================
[logotipo CC]

~ Atribuição ~ Uso Não-comercial ~ Compartilhamento da mesma licença
~, versão 2.0 (para a região Brasil) e versão 2.5 (para os demais
países).

Clique nas versões acima para ver o texto legal integral, no próprio
site do Creative Commons.

A seguir, um resumo da licença 2.0 (região Brasil).

Você é livre para:
- copiar, distribuir, apresentar ou executar o trabalho

Sob as seguintes condições:
Atribuição...

Não-comercial. Você não pode usar esse trabalho para fins comerciais;

Compartilhamento da mesma licença. Se você alterar, transformar ou
refazer (outro modelo) a partir deste, você pode distribuir o trabalho
resultante apenas se usar uma licença idêntica a esta.

abs.,
Cassiano

-------
www.LIVRE.matrizmkt.com | www.FOLHINHA.com