cc-br - Re: [cc-br] pdf doc odt

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Luiz Augusto <lugusto AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] pdf doc odt
  • Date: Fri, 3 Feb 2006 19:23:37 -0200

Então comece pela sua assinatura de mensagens: ponha só a ID para Jabber. :P

Do mesmo jeito que você ficaria comunicável com apenas algumas pessoas, as idéias transmitidas em formato ainda não popularizado também. Se alguém me mandar algo em .zabw eu não vou instalar o Abiword só para abrir. Se eu estivesse na faculdade onde estudo e meu único acesso à Internet fosse através de lá, eu seria obrigado a apagar o arquivo sem tomar conhecimento de seu conteúdo.

Do mesmo jeito, eu não compacto os arquivos que envio para .7z. Eu lido com usuários leigos que no máximo saber usar os .zip, isso porque o sistema operacional deles já trouxe o software instalado.

E, igualmente, eu não escrevo em Esperanto quando vou me comunicar com outras pessoas de outros países. Não posso obrigá-las a terem de aprender novo idioma para me compreenderem.

As pessoas tem que ter a liberdade de escolherem. Mesmo porque, muitas não conseguem entender diversos assuntos. Talvez seja exatamente pelo radicalismo de muitos, que talvez assustem outros muitos.

Em 03/02/06, Rafael Evangelista <rae AT unicamp.br> escreveu:
Luiz Augusto escreveu:

>  Oferecer um arquivo em formato proprietário ao lado de um formato
> livre é a melhor forma de fazer isso.

Não é. Tendo as duas opções a pessoa nem se questiona, ela usa o que
abre mais fácil e a mudança sempre fica pra depois.

Oferecer um arquivo em formato livre para alguém que usa soft
proprietário não é o mesmo que oferecer um arquivo proprietário a alguém
que usa SL.

Quem recebe o arquivo livre pode baixar o programa e visualizar
normalmente. Se der sorte, encontra até algum conversor para formato
proprietário, já que as especificações são abertas.

Mas quem recebe um arquivo proprietário é obrigado a conseguir o
programa proprietário

> Exigir que as pessoas tenham de usar apenas formatos livres soa como
> aqueles hippies estereotipizados, colocados à margem da sociedade por
> eles mesmos e caricaturados como exóticos em grande parte por eles mesmos.

Você está reforçando o estereótipo e está caracterizando os hippies como
algo negativo.

[]
rafael

> [...]
>
>     Vejo como um bom exemplo a ser seguido o web site do STJ: ele oferece
>     a íntegra dos acórdãos mais recentes tanto em .html quanto em .pdf. Os
>     dois formatos podem ser acessados por praticamente qualquer pessoa,
>     independentemente de qual seja seu sistema operacional ou pacote de
>     escritório.
>
>     No estágio atual, utilizar exclusivamente o formato .odt é tão ruim
>     quanto utilizar exclusivamente o formato .doc; ambos exigem que o
>     usuário utilize um pacote de software incompatível com o outro. O que
>     proponho é que o formato utilizado possa ser lido e editado em

Usuário Linux #352107
Jabber: usuário-rafael_evangelista34 servidor-jabber.org
ICQ: 211089055