cc-br - Re: [cc-br] Quadro comparativo CC-GPL2 x Draft GPL3

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Gustavo Franco <gustavorfranco AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Quadro comparativo CC-GPL2 x Draft GPL3
  • Date: Fri, 3 Feb 2006 11:05:16 -0200

On 2/3/06, Hudson Lacerda <hfml AT brfree.com.br> wrote:

> Só um comentário...
>
> É por isso não gosto de formatos exclusivos de programas, mesmo que
> sejam livres. Acabei tendo que instalar uma suíte de escritório (o oo.o
> mesmo) só para abrir arquivos dos outros (não me serve pra mais nada).
> Mas isso só me foi possível porque ganhei todos os CDs do Debian 3.0.
> Senão eu teria que baixar 50MB por conexão discada... :-/
>
> Vai publicar um documento? PDF ou HTML!

*É por isso não gosto de formatos exclusivos de programas, mesmo que
sejam livres.*

Hudson, PDF é um formato proprietário e HTML entra na mesma categoria
que o ODT. Sua frase se aplica a eles também, talvez você quisesse
falar algo sobre formatos mais ou menos difundidos, programas que o
suportam e tudo mais.

Entendo sua colocação, porém sou obrigado a discordar, pois o ODT é
muito mais do que PDF ou HTML. Ele foi amplamente discutido pela
OASIS, e é realmente necessário para preencher diversos requisitos que
o antigo formato do OO e nenhum outro formato aberto possuia. Leia o
artigo da wikipedia que postei na mensagem anterior, por favor.

Contextualizando o assunto a essa lista, seria o mesmo que dizer que
não precisamos da GPLv3, pois a GPLv2 já está ai. Vai licenciar
software? GPLv2. Não podemos ignorar os problemas da licença atual,
portanto...

--
Gustavo Franco