aifia-pt - Re: [AI] tempo de sessão em internet banking

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rafael Xavier <rafaelxavier AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] tempo de sessão em internet banking
  • Date: Tue, 3 Dec 2013 13:43:08 -0200

Oi Karen,

Me expressei mal. Seria esse ponto da "inatividade" mesmo que você comentou.

Na ACM tem alguns artigos que envolvem esse assunto:
http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2406367.2406386&coll=DL&dl=ACM&CFID=267426603&CFTOKEN=52005006

[ ]s
Rafael Xavier

2013/12/3 Karen Fornari <karenfornari AT gmail.com>
Oi Andrea,

Os critérios variam muito e geralmente não são baseados na necessidade dos clientes e sim por regras de segurança.
Eles fazem um cálculo baseado em acessos X funcionalidade X público.

O que eu sei é que baseada em pesquisa de perfil de uso dos clientes Banco do Brasil e Caixa, o tempo é reduzido, pois costumam acessar de computadores compartilhados, como lan houses.

Outros bancos levam em consideração a proporção carteira de clientes x clientes que acessam o bankline, e também estes costumam utilizar computadores próprios que permitem um tempo mais elástico. Já ouvi dizer que alguns bancos como o Itaú e o Bradesco trabalham com periodos elásticos que variam de 15 a 20 min, parametrizados conforme a época do ano.

Não tenho pesquisas efetivas para poder ajudá-la, é mais troca de experiência com profissionais da área mesmo.

Rafael Xavier, não sei se aplica a questão de inatividade aos bancos, mas não posso afirmar, acredito que não seja por este critério. Seguindo a lógica faz mais sentido a inatividade por "x" tempo, reduzir o tempo máximo e não aumentar.

abçs
Karen Fornari