aifia-pt - Re: [AI] Diário de Uso Continuado

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rodrigo Gonzatto <wolfovermelho AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Diário de Uso Continuado
  • Date: Tue, 25 Oct 2011 17:38:24 -0200

Olá Lilian! Como o Miguel disse, você pode encontrar material sobre diário de uso continuado pesquisando pelo método das sondas culturais (cultural probes). Sobre estas, tem informações no guia colaborativo do Faber-Ludens e estudos da aplicação de sondas culturais para investigar questões de educação e alfabetização de crianças. Inclusive uma turma da pós em DxI do Faber-Ludens está aplicando as sondas para em breve termos novas contribuições o/

Não tive experiência direta com o diário, mas com outros tipos de sondas (imagine que, ao invés de um diário do tipo papel e caneta, utilizamos artefatos diferentes para estimular a pesquisa, como o jaílson e o engole sapo), então não sei se posso te ajudar, mas tudo depende do seu objetivo e a forma como elabora as sondas. Como neste tipo de pesquisa é o próprio "pesquisado" quem relata, há um envolvimento forte com a pesquisa e o pessoal gosta de pesquisar. Na minha experimentação, o método levou as pessoas que realizaram a sonda (pais e seu filho) a reverem algumas de suas práticas e até a uma reflexão sobre suas relações familiares. É muito interessante :)