aifia-pt - Re: [AI] Gerência de projetos e UX (Marcos Souza)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Marcos Souza <email AT marcossouza.com.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Gerência de projetos e UX (Marcos Souza)
  • Date: Fri, 29 Apr 2011 18:43:47 -0000

Concordo com o Érico quando ele fala que "se o designer não entende de gestão, ele não consegue gerir seu próprio processo de trabalho
em que está envolvido". Mas entendo que a gestão de um grande projeto, requeira conhecimentos da sua gerência que vão além do que os
que forma um designer. Um designer não tem como obrigação de saber todas as praticas apontadas pelo PMBOK, de conhecer e reconhecer a melhor metodologia de
desenvolvimento a ser aplicada em sua equipe, ser um scrum master por exemplo. Ao mesmo tempo nada disso delimita sua condição de vir a se torna um otimo gerente de projeto assim como  a de um profissional de TI também vir a ser. Vejo tudo como uma questão de especialização e disposição de cada profissional.

Ao longo, nem tão longa, experiência profissional tive alguns gerentes que por sinal todos tinham formação em TI.
Hoje trabalho como designer a frente dos desenvolvimentos de projetos interativos de uma agência em Recife, e reporto meus trabalhos diretamente a
um dos sócios e diretor de arte da agência, e tem sua formação em publicidade. Porém o mais importante no alinhamento dos nossos trabalhos é a comunicação, que por sinal funciona muito bem.
Indepente da formação do gestor a palavra chave é comunicação!

Abração