aifia-pt - [AI] O que é preciso para estagiar como AI?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: "Luis Felipe J. Marques" <felipejm AT terra.com.br>
  • To: <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] O que é preciso para estagiar como AI?
  • Date: Fri, 15 Apr 2011 17:18:26 -0300

Caros amigos que participam desta lista J

Faz algum tempo que acompanho os vários tópicos que surgem e posso dizer que já aprendi muito com as dicas de ferramentas, eventos, sites e livros. Mas o motivo de escrever para vocês é que no momento estou tentando migrar para área de AI e como qualquer profissional iniciante procuro um estágio aqui em Porto Alegre. Tá, aí vocês devem estar pensando, meu vai à luta!

Foi o que fiz, mas tenho encontrado algumas dificuldades para iniciar na profissão de Arquiteto de Informação. Acredito que a principal dificuldade é fazer as pessoas acreditarem que alguém com meu perfil, 41 anos, casado, com dois filhos e com uma vida profissional basicamente voltada para a área comercial e financeira esteja interessado em começar tudo de novo como estagiário de AI. Mas sinceramente, é o que quero e para o que tenho me preparado. Acredito sinceramente que somente assim poderei crescer e aprender a profissão.

Alguém poderia dizer para investir em um curso de AI, mas aqui não existem boas opções. Talvez em SP, Rio ou lá em Curitiba no Instituto Faber-Ludens com o Fred, mas o fato é que estou no último ano do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e neste momento não tenho dinheiro e tempo para mais isso, e da mesma forma as questões de idade e experiência basicamente continuariam as mesmas. Outra possibilidade seria trabalhar como autodidata em casa e “montar” um portfólio, mas acreditem, com filhos em casa, faculdade à noite e trabalhando de dia acaba sendo uma tarefa bastante difícil, e na base de tentativa e erro vou ser bisavô quando tiver algo realmente bom para apresentar.

Considerando a situação peço o apoio de vocês, se possível, para indicar algum contato, agência web ou empresa da área que esteja disposta a investir em alguém com meu perfil ou simplesmente indicar algum lugar com um estágio “bacana” que permita me tornar um colega de profissão e não apenas mais um apaixonado por Arquitetura de Informação que vê as coisas acontecer, e não faz nada.

“E você…, o que deseja para sua vida?!

A poltrona do cinema ou ser parte do filme? Aplaudir ou ser aplaudido(a)? Rir de si mesmo – por falta de opção, por não ter feito nem ao menos tentado ou chorar de alegria com as inúmeras colheitas do sucesso?”

Autor: Alex Born.

Desde já agradeço a todos pela atenção dispensada e desculpem-me pelo desabafo.

Abraços,

Luis Felipe

Cel.: (51) 8189-3250

Twitter: @lfjmarques