Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - [AI] Res: Como cobrar?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Bruno Gabriel <brunoradiotv AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Res: Como cobrar?
  • Date: Fri, 4 Mar 2011 16:33:23 -0800 (PST)

Thais, seguindo a linha do Matheus, você pode tomar como base algumas considerações para medir o seu trabalho:

- Ouvir e brifar muito bem o projeto. Essa é a base para você entender o que ele precisa de você e vice-versa. Existem diversos modelos de briefings na web.

- A partir disso você consegue prever quantas horas de trabalho você vai precisar. Nesse momento, veja etapas críticas, onde podem acontecer perdas de tempo, e como e quanto tempo você acha que poderá resolvê-las. Se você enxergar problemas específicos nesse momento, as vezes é bom incluir um parceiro ou deixar claro que não irá cobrir essa parte do projeto. A partir disso você saberá os pontos que você deverá prestar mais atenção para não entrar no preju.

- Outra coisa MUITO importante na área nossa área é você determinar premissas e limitações do projeto. É comum ver pessoas vendendo Arquitetura de Informação e depois o cliente exigindo layout refinado ou documentação sem fim. Deixei claro para o seu cliente então quais são os seus entregáveis. De preferência de exemplos, para que ele possa entender até que ponto você vai. Isso poupa frustações suas e deles em relação ao projeto. Aliás, um bons acordos são exatamente isso: contentamento de ambas as partes.

- Por fim, outra coisa comum é você brifar algo e depois o cliente vir com uma história completamente distinta. Mas uma vez é necessário deixar claro o que foi acordado. Sendo assim, é legal limitar o número de refações, o número de reuniões, o número de wireframes, o profundidade de um estudo ou documento, e por assim vai. Se o cara perceber um pepino e você terá que resolver, não tem problema, desde que você ganhe pelo serviço extra.

Tudo isso se você é iniciante, vai ter problemas mesmo. O ideal é você tentar começar a medir o seu trabalho e ir aprendendo com o tempo. Também buscar metodologias sempre que possível. Por fim, lembre-se, se você demora muito prazer algo, que tal procurar um freela ou fechar uma parceria.

Abraço!

Atenciosamente,
Bruno Gabriel
brunoradiotv AT yahoo.com.br



De: Matheus Neves <matheus.neves AT gmail.com>
Para: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
Enviadas: Quinta-feira, 3 de Março de 2011 20:17:04
Assunto: Re: [AI] Como cobrar?

Olá,
Não conheço sobre lógica nebulosa, mas trabalho em uma fábrica de software onde ponto de função é a forma de faturamento e te digo, acho muito complicado trabalhar design assim.

A APF não serve nem foi concebida para esse tipo de atividade (design), e não tinha isso nem perto do foco. Como hoje elementos de design e interação são partes integrantes de qualquer projeto criaram uma tabela de itens não mensuráveis pela APF que utiliza a mesma como uma espécie de "dinheiro" e conversão de tudo para APF. APF é engenharia, e engenharia acha que tem condições de saber de tudo e prever o que vai ser inventando, aih os UXers, Designer inventam o que não tá previsto, e não cabe no sistema previsto, as pessoas ficam perdidas quando as réguas que possuem não funcionam . 

Muitas pessoas usam a contagem da NESMA para estimar projetos e tamanhos de software e a NESMA tem uns 20/30 anos. Super compatível com Ajax, jquery e "firulas".

O Melhor de LONGE é cobrar por tempo na nossa profissão, e sobre a questão de estimar tempo certo não se descabele. O mundo da TI (onde o design web está inserido) não acerta em estimativas em nenhum lugar do mundo. Pode checar os dados do PMI, é a maior piada tanta metodologia e pouco acerto = ) (mas eu levo a sério o PMBoK)

Essa metodologia ajuda a gente planejar prevendo riscos e possíveis problemas. Foca pesado no armazenamento de informações das lições aprendidas (Toyota tem um investimetno absurdo nessa área, é um projeto super curioso).

Mas essa balela toda é pra explicar: Vá aos poucos levantando quanto tempo você gasta em quanto tipo de atividade, calcula os riscos as porcentagens, as variações entre tempo previsto e utilizado e lembre-se que a aprendizagem é constante. 

Desta forma em pouco tempo você terá parâmetros para estimar o tempo cada vez "menos pior". = )

Um referência boa que utilizei para começar a modelar os processos de design, tempo, custo e etc foi o RuP, as fases e disciplinas são bem aproveitáveis para tbm ajudar a engatinhar quando estamos montando nossas "tabelas de preço e tempo"

Muitas referências.
Espero não ter confundido mais ainda.

ps:gostaria de ver o artigo do seu professor

Forte Abraço
Matheus Neves

2011/3/3 Thais Lucas <thaisflucas AT gmail.com>
Olá amigos UXers,

Como vocês cobram seus trabalhos? Por hora?
Atualmente estou cobrando por hora, mas isso é complicado, pois sou péssima de projetar quanto tempo ficarei na análise do projeto.
Até porque nesta análise eu já estou trabalhando! :)

Como normalmente o trabalho que faço envolve Sistemas Web, muitas empresas trabalham com ponto de função.
Um professor meu está publicando um artigo sobre ponto de função por lógica nebulosa, não sei se já ouviram falar sobre o assunto.
Seria uma forma de cobrar trabalhos que não estão previstos no ponto de função levando em consideração o tempo, produtividade, tecnologia e tipo de trabalho.

Enfim assim que ele publicar o artigo posto aqui.

E vocês, me contem... Como fazem? Acho que às vezes acabo pagando para trabalhar...

--
Att. Thais Lucas
Soluções em usabilidade de sistemas
(61) 9314.2878


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt


 


Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page