aifia-pt - [AI] AJuda - Sistema de Rotulação (categorização) de Sites

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Marcos Müller <marcoscefet AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] AJuda - Sistema de Rotulação (categorização) de Sites
  • Date: Tue, 17 Aug 2010 15:34:13 -0300

Olá,

Sei que essa lista não é para pedir ajuda mas acho que o assunto de rotulação é relevante para o arquiteto da informação e é pouco discutido.

Trabalho como arquiteto da informação numa empresa de segurança da internet. Estamos desenvolvendo um sistema de controle e filtro de websites e foi-me delegado a tarefa de determinar e definir as categorias de sites que iremos utilizar no sistema para que o cliente possa filtrar quais tipos de site deseja que sejam permitidos ou não o acesso.

A parte de determinar a qual categoria um site pertence será um trabalho estatístico e probabilístico com anĺise textual,  reputação e outras técnicas que estão definidas e sei como serão feitas.

Entretanto tenho que fazer essa rotulação e determinar quais as categorias fariam sentido para o cliente, por exemplo, rede social, esportes, notícias (por exemplo) e definir quais as características que definem cada categoria.

Gostaria de saber se alguem tem algum material de rotulação em geral ou específico e se alguem poderia me indicar algum método ou metodologia para que eu possa pesquisar a respeito e que servem para esse caso.

A princípio pensei em fazer um cardsorting em aberto para ter ideias iniciais depois uma pesquisa "online" com clientes atuais do produto (que ja possui algumas categorias) utilizando as categorias determinas anteriormente e então eu faria um estudo e definição do que é cada categoria definida futuramente.

O que acham?!

Obrigado desde já!

--
Marcos Müller
Arquiteto da Informação - MAV Tecnologia