aifia-pt - Re: [AI] Arquitetura de Informação e Ciência da infotmação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gino Rodrigues <ginorodrigues AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Arquitetura de Informação e Ciência da infotmação
  • Date: Fri, 28 May 2010 18:19:19 -0300

Perfeito Eduardo, mas uma dúvida: "Eles trouxeram a AI para o
digital". Eles na verdade inventaram a AI, certo? Afinal a AI de
Wurman nasceu da arquitetura e do design de informação, não?

A invenção deles foi necessariamente com foco em web (Information
Architecture for the World Wide Web), mas felizmente anda se
expandindo. Eles mesmos deixam bem claro o que AI é (web + CI +
Biblioteconomia) e não é (visual, tecnologia, etc.). Por isso é
verdade que todo mundo passou a ver e a conceituar AI de forma
limitada a web e entrelaçada até o pescoço com design, mas não foi por
causa dos ursos polares. Eu acredito que isso aconteceu pela atração
sexual que o wireframe gerou nas pessoas, nalgumas até hoje.