aifia-pt - Re: [AI] Res: Res: Menu de Navegação a direita nas páginas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Ricardo Tomasi <ricardobeat AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Res: Menu de Navegação a direita nas páginas
  • Date: Wed, 14 Apr 2010 02:46:46 -0300

O menu à direita nos blogs é navegação relacional. Isso já é um padrão estabelecido na web, faz parte do modelo mental de "site": logo no topo/esquerda, navegação global acima, navegação local à esquerda, conteúdo no centro e itens relacionados à direita. Nos blogs o foco é no conteúdo (que está em ordem cronológica), nesse caso a navegação por "seções" não é tão importante e ocuparia espaço desnecessário. Dificilmente tu vai encontrar os links Blog | Sobre | Contato (nav global) na sidebar direita.

Outra questão é que não temos, pela questão da direção de leitura já levantada, a mesma habilidade/velocidade pra escanear uma lista de itens ancorados à direita. E vale lembrar que o lado esquerdo do cérebro é que controla os movimentos do lado direito do corpo :)

abs,
Ricardo