aifia-pt - Re: [AI] AI e Métodos Ágeis

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Bruno Pinheiro <brunopr AT pobox.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI e Métodos Ágeis
  • Date: Thu, 11 Mar 2010 10:57:01 -0300

Bem-vindo ao time. Não é fácil e acho que até agora não tem fórmula
mágica. Mesmo porque cada empresa aplica o Scrum à sua maneira...mas
esse assunto é muito discutido, inclusive nos congressos Agile. O que
tenho visto é profissionais de UX, principalmente os arquitetos,
atuando em etapas bem distintas: na fase de discovery, onde há a
discussão de produto propriamente dita (o que fazer, quais as
caracteristicas fundamentais, mapeamento de necessidades do ponto de
vista de negócio etc) e posteriormente na "fábrica" mesmo,
acompanhando e trabalhando junto com o time para entregar o que foi
idealizado. Mas não é um diálogo fácil...

O que se percebe pelos temas apresentados nos congressos é que muitos
profissionais de TI estão pesquisando e se apropriando das práticas de
levantamento de necessidades e discovery que são próprias de UX e
tentando trazê-las para dentro da metodologia. Mas o inverso não se
percebe, ou seja, profissionais de UX não estao discutindo sobre
Métodos Ágeis nos seus congressos (uma única apresentação sobre o tema
no IASummit de 2009 e nenhuma prevista para 2010).

Dá uma olhada nos programas dos anos passados da Agile Alliance e veja
o que tem se falado...
http://agile2009.agilealliance.org/users
http://www.agile2008.org/stage-users.html

O que tenho visto muito é o pessoal de UX tentar trabalhar pelo menos
1 sprint a frente do time, dividindo seu tempo entre a atuação no
sprint em curso (apoio à equipe de desenvolvimento) e o detalhamento
dos próximos sprints (apoio à equipe de produto). Muitos times
reclamam dessa abordagem, outros times até preferem essa abordagem pra
garantir que vão chegar no próximo sprint com uma visão melhor do que
tem que ser feito, restando-lhes somente pensar a solução técnica pra
viabilizar as necessidades de produto.

Na minha opinião o SCRUM não foi pensado para comportar as
metodologias de UX. Estamos todos aprendendo como entortar o SCRUM
(que está entrando goela abaixo nessa indústria) para que possamos
garantir que as necessidades do USUÁRIO estarão atendidas na entrega
do produto final.

Uma dica é tentar acompanhar o trabalho do Jeff Patton
http://www.agileproductdesign.com/

abs
Bruno Pinheiro