Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Novo site Brasil.Gov

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Edno de Freitas Junior <edno.freitas AT serpro.gov.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Novo site Brasil.Gov
  • Date: Fri, 5 Mar 2010 19:33:04 -0300

O valor de 11 milhões, é para a TV1 fazer trabalhos de desenvolvimento Web para a Presidência da República em um contrato de 5 anos, ou seja, não foram 11 milhões para 1 site apenas. Eles terão ainda outras demandas nesses próximos anos, como o novo site da Presidência da República e sites menores de programas governamentais entre outros que surjam. Não tenho certeza se o valor do contrato é 11 milhões no total ou se é 11 milhões para cada ano, mas de qualquer forma, não é um site apenas que saiu nesse valor.

Sobre a Acessibilidade, fazer um site que cumpra 100% da validação em 3 níveis da W3C é realmente algo bem difícil. Muitos dos quesitos de validação não são validados por métricas "eletrônicas", e sim, validados pelos desenvolvedores e analistas de teste. Os três níveis, tem propriedades bem distintas, com quesitos que variam do "obrigatório" ao "recomendável" (que não impede de passar em uma validação). Conseguir fazer um site que passe 100% em dois níveis já é algo bem razoável, considerando que tem pouco tempo em que as pessoas começaram a prestar atenção nessa necessidade importantíssima do desenvolvimento Web. Acredito que a tendência são os desenvolvedores internalizarem esses conceitos e, teremos um dia, sites cada vez mais acessíveis.

Abraços,
Edno Junior


Em 05/03/2010 às 19:05 horas, aifia-pt AT lists.ibiblio.org escreveu:
Se não me engano é o Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004. Com certeza o Horácio Soares, MAQ e Fabio Gameleria podem falar mais sobre o assunto. Aplicar 100% de acessibilidade em páginas dinâmicas e validadas pela W3C posse lhe dizer que não é nada fácil.

Quanto aos custos, estamos falando de governo e agência, a qual esta trabalha com contas e não projetos por demanda. Acredito no valor do projeto (equipe, produção, infra, TI, reunião...) e já soube de projetos menores não governamentais até mais caros. Agência é diferente de produtora que é diferente de freela. R$ 11 milhões pra TV1 é uma conta mas para você é uma baita grana.

O portal como um todo é atrativo e pode ser melhorado, é claro, afinal tem que atender a toda a população e ministérios (também senti falta dos links) e para isso o Twitter está aberto recebendo opiniões (confira lá). Ainda sobre Twitter, creio que combinado com RSS e redes sociais para um portal do governo seja ideal para comunicar, ajudar, informar e a esclarecer.

Abraços e bom final de semana.

Rafael Xavier






2010/3/5 Cid Boechat <cidboechat AT gmail.com>
Faltaram aspas no "crime" que eu mandei, sem dúvidas, hehe.

Mas ainda não tive tempo de olhar o site com cuidado, estou me guiando pelas análises (excelentes) do pessoal da lista.

Abraços a todos.






2010/3/5 Bruno Rodrigues <bruno-rodrigues AT uol.com.br>

Oi, Cid :-)

Não chega a ser crime, não (embora seja um decreto-lei); hoje é também uma recomendação do e-Gov, que - é claro - deveria ser seguida por todos.

Mas chegaremos lá, todos nós... ;-)

Bruno Rodrigues
: Consultor de Informação e Comunicação Digital ::
: Autor de 'Webwriting - Redação & Informação para a Web' [nova edição em breve] ::
: Instrutor de Webwriting e Arquitetura da Informação no Brasil e exterior ::
[ bruno-rodrigues.blog.br ]
[ www.twitter.com/brunorodrigues ]



Em 05/03/2010 16:32, Cid Boechat < cidboechat AT gmail.com > escreveu:

Inclusive, me corrijam se eu estiver errado, mas todas as preocupações com acessibilidade são obrigatórias em sites públicos por lei. Ou seja, se não fizeram, ainda por cima é crime. A descrição no Alt da imagem é um item básico e me surpreende não ser seguido.

Sobre gastos, qualquer um que já tenha trabalhado no ou para Governos sabe que eles orçam tudo bem acima do preço de mercado, mesmo quando não há desvio de verba ou falta de lisura.

Mas aí também, vem outra questão: o Governo que paga bem ou o mercado que paga mal?









2010/3/5 Danilo Borges <danilobor AT gmail.com>
Concordo com você João, e digo que tem relevancia sim, principalmente sendo o site do pais, onde o foco não é somente de ambito nacional, mas sim internacional também, classifico as imagens com alt 'dominio publico' como um erro, se não deviam acontecer em sites pequenos, em um site como este então...

Outra coisa é que todos mencionaram 3 anos de desenvolvimento, mas de acordo com os links da tv e do portal Brasil mesmo, a licitação saiu em fev/2009, onde a partir dai começou o desenvolvimento efetivo. Os custos parecem cubrir mais gastos administrativos, reunião, café, etc, do que desenvolvimento propriamente dito... Fora os outros âmbitos, cameras, designers, fulano e ciclano.

[]'s

Danilo Borges


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responde r, elimine o texto não essencial

de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt



--
Cid Boechat - Webdesign e Design de interfaces
----
http://www.fubap.org/cidboechat
http://www.flickr.com/photos/cidboechat/
@cidboechat


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial

de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt



--
Cid Boechat - Webdesign e Design de interfaces
----
http://www.fubap.org/cidboechat
http://www.flickr.com/photos/cidboechat/
@cidboechat

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt



"Esta mensagem do SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), empresa pública federal regida pelo disposto na Lei Federal nº 5.615, é enviada exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco."

"This message from SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) -- a government company established under Brazilian law (5.615/70) -- is directed exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If you're not the addressee, please send it back, elucidating the failure."



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page