aifia-pt - Re: [AI] Porque ainda fazem albuns assim?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Porque ainda fazem albuns assim?
  • Date: Tue, 26 Jan 2010 11:53:40 -0200

Bom-dia a todos

Renato, qdo vc fala que

> De certo, temos que das 10 heurísticas do Jakob Nielsen, muitas não são atendidas a contento no site, mas será que isto significa que a usabilidade é de fato ruim?

Não, não significa que seja ruim. Mas atender as 10 heurísticas também não significa que seu site esteja livre de problemas. Nielsen diz que as 10 heurísticas devem ser tidas como regras gerais e não como diretrizes específicas de usabilidade.

A legibilidade do menu realmente está muito ruim. E aí não precisamos dissertar ao longo de parágrafos para justificar. Duas pessoas dotadas de perfeita visão (com ou sem óculos) terão dificuldade no mesmo ponto. O "f" parece um "c", um "g" parece um "q"... A fonte é mal construída e não suportou a redução.

No álbum de fotos o alvo se movimenta no sentido contrário ao movimento do mouse. OMG!  Se eu que sou designer e tenho destreza com o mouse senti dificuldade, imagine quem não tem. Aí temos o comportamento esperado da interface e a lei de Fitts, por exemplo.

Novamente, não é necessária extensa dissertação para perceber/justificar o problema.

O que eu quero dizer é que existem pontos que, pelo menos aqui na lista, entre pessoas que atuam na mesma área, não precisam de acompanhamento teórico extenso. Existem regras gerais SIM (vide heurísticas de Nielsen) que podem ser aplicadas com segurança independente de contexto e público-alvo. E podemos começar outro thread para discutir isso. =)

Porém também concordo que criticar por criticar, o "prazer" de falar mal, não engrandece. É fácil perceber quem faz isso, o sujeito se queima sozinho e perde credibilidade.

Sobre a decisão do cliente, bom, pior para ele e para a agência pois independente de quem escolheu a fonte ela está lá, no ar, e prejudica a imagem de ambos.

Sobre a agência, o site deles não me agrada muito mas eles têm bons trabalhos no portfolio. Os melhores não estão na web.

abcs

Bernardo