aifia-pt - [AI] sobre regulamentação (era: vaga na EMBRAPA)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: mauro pinheiro <mauropin AT pobox.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] sobre regulamentação (era: vaga na EMBRAPA)
  • Date: Tue, 5 Jan 2010 11:56:23 -0200

Bernardo, Agner, e demais colegas.

Essa questão da regulamentação é sempre complicada. Não por acaso se
arrasta há décadas, sem solução.

Por ocasião de uma nova proposta de projeto de lei sobre a
regulamentação da profissão de design rondando em Brasília em 2007
(com forte influência dos arquitetos, esses sim já regulamentados),
ocorreu uma mobilização de nossos colegas, com reuniões no Rio e em
São Paulo.

Naquela época, enviei uma carta para o Freddy Van Camp, que estava a
frente dessa mobilização aqui no Rio de Janeiro.

Tempos depois, para ampliar o debate, resolvi publicá-la em meu próprio site.

A questão é bem complicada, e inclui a falta de visão atualizada sobre
o que é o design, inclusive por parte de nossos colegas que estavam a
frente dessa mobilização. Na redação proposta pelo grupo, ficaram
restritos ao que conheciam e dominavam, ao invés de se prepararem para
a ampliação do campo de atuação dessa atividade. A leitura dos
documentos daquela época é bem interessante.

Esse ponto voltou a ser discutido recentemente durante uma proposta do
MEC:SESu de padronização da nomenclatura dos cursos de Design, no
Projeto Referenciais Nacionais de Graduação, a partir do qual todas as
áreas do Design (Gráfico, Produto, Moda e Digital) ficariam com a
mesma nomenclatura: Design. Muitos colegas se manifestaram contra,
indo na contra-mão da história recente do design, que amplia cada vez
mais sua própria definição e área de atuação.

Essas questões estão melhor tratadas na minha carta. Aos que querem
debater e pensar seriamente sobre o assunto, recomendo a leitura:
http://www.feiramoderna.net/2007/04/25/sobre-a-regulamentacao-do-design-no-brasil/

abraços a todos
mauro
--