aifia-pt - Re: [AI] AI do site com SEO

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Emerson Niide <emersoncn AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI do site com SEO
  • Date: Mon, 19 Oct 2009 13:16:10 -0200

Rodrigo,

Bacana sua pergunta. Considero que um estudo de SEO pode ajudar bastante na definição de um menu - e o menu ter um link com nome de termo bem procurado será bom pro posicionamento em ferramentas de busca, claro -, mas sem dúvida não é a única fonte a ser consultada.

Há pontos importantes a serem considerados: será que quem busca "idosos" no Google é a mesma pessoa que vai usar seu menu? (não é retórica, estou só provocando a dúvida). E mais, será que 'idosos' é o termo que as pessoas querem ver ali? Como você trabalha com planejamento, sabe bem que tudo ali é comunicação. Não deixa de ser, além de organização de conteúdo, claro, uma decisão editorial.

De repente um menu 'Idosos' é o melhor para um site de saúde que trata de todas as faixas etárias, mas não tão interessante pra um site de estilo de vida para pessoas mais velhas. Ou não. Não posso afirmar isso pra você, mas tenta fazer uma pesquisinha, benchmark, e consultar pais e avós disponíveis e dentro do perfil do site... Não vai ter o mesmo valor de uma pesquisa com metodologia científica, claro, mas trabalhar com poucos dados já é melhor que trabalhar com um palpite, diria o Nielsen. E você pode tentar arrumar tempo e orçamento pra fazer um teste depois, e validar ou corrigir isso :)

Abs.