aifia-pt - [AI] Trocar idéia sobre o EBAI?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Loureiro <contato AT eduardoloureiro.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Trocar idéia sobre o EBAI?
  • Date: Mon, 5 Oct 2009 12:55:14 -0300

Séculos que não mando nada assim direto pra lista, tinha até esquecido o e-mail haha

Até estranhei que ninguém começou essa conversa sobre o ocorrido nessa sexta e sábado até agora. Não sei se vcs pensam o mesmo, mas a lista parece desconexa com o que aconteceu lá, que diga-se de passagem, foi muito bom. O Mauro até twittou algo bastante pertinente: pq o nível das conversas por aqui são tão diferentes das que rolaram ao vivo no Ebai? É no mínimo um paradoxo pensar que não sabemos nos comunicar online. Mas vou deixar isso de lado, não quero perpetuar o que já vem acontecendo por aqui. Só fico triste de saber que vários bons profissionais e amigos podem ter deixado de ir, pela impressão que a lista passa e por ter preguiça extrema daqui (como eu tenho), mas enfim...

Pra mim a evolução do evento foi clara, e o que a maioria achou, eu tb acho, foi o melhor Ebai.

As palestras foram boas e a maioria foi bastante esclarecedora. Todos os trabalhos selecionados realmente tiveram seu merecimento, diferentemente, por exemplo, do que achei nas edições passadas. As conversas de café, almoço e happy tb foram fodas, conheci altas pessoas legais.

Uma coisa que não teve ano passado e que senti muita falta, mas esse ano voltou, foi o lance do estimulo a interação com os cartõesinhos, que por sinal ficaram muito fodas, parabéns pra Try pela idéia e pelo resultado físico e social que gerou.

Outra coisa que gostei bastante foi ter sido um evento sem interferências jabasisticas de patrocinadores e afins. Um trauma que tenho de evento de web design é justamente isso. E não sei quanto a vcs, mas eu pelo menos, prefiro pagar um pouco mais pra não ter esse tipo de intervenção no evento, que sério, me da vontade de vomitar.

Só pra constar, no começo estranhei o lugar já que me pareceu ser menor que o outro auditório, mas percebi que foi o bastante pro conforto geral, sem tirar nem por, sem falar que a área aberta pra confraternização foi muito melhor.

Só fazendo um balanço geral no que mais gostei em algumas apresentações:

- Case da Fiat por Fabricio e Silvia: achei foda o lance de submeter as idéias aos testes e ter o desprendimento e a maturidade necessária pra descartar as que não foram tão bem aceitas.

- Como funciona o INdT por Gisele e Tâmara: Gostei principalmente de terem apresentado as dificuldades que eles enfrentam, pois pelo menos pra mim isso é muito mais rico do que apresentar só o que da certo.

____aliás, outro ponto forte das apresentações pra mim, trazer perguntas, questionamentos, mostrar onde o bixo pega de verdade e não só mostrar os sucessos.

- Como vender usabilidade por Ricardo: foi a primeira vez que alguém trouxe esse lacuna no Ebai e pra mim é bastante pertinente falar sobre como vender o que agente faz.

____conversando com o Memória depois, ele falou uma coisa que faz todo o sentido, nós tendemos a complicar e a dificultar muito o entendimento sobre o que agente faz e isso além de nos atrapalhar e atrapalha o nosso cliente a entender a importância da coisa.

- Jogando a definição de AI, por Gil Barros: muito foda toda a análise que o Gil fez dentre todas as nossas referências conceituais, pra começar a pensar em como definir isso tudo e mais que isso, precisamos de definições claras? O que agente faz importa mais do que como somos chamados? Muito bom a conclusão serem as perguntas, pq é isso mesmo, a resposta é coletiva, se for algo estipulado de cima pra baixo, corre o risco de não ter validade prática, o que aliás, já acontece muito.

- Linkosophy por Andrew: pensar a AI de forma mais profunda e porque não filosófica é interessante e necessários pra termos uma visão mais crítica das coisas. Sem falar que o Andrew é uma figuraça, gente fina pra caramba e super aberto.

- AI na Globo por Leandro: outra palestra muito interessante por trazer uma série de questionamentos, ao invés de respostas prontas. O que mais foi interessante pra mim, foi o gráfico que o Leandro mostrou que representa como o papel do AI foi mudando na Globo e principalmente, como as questões mais práticas ligadas e usabilidade foram sendo repassadas para o designer deixando o AI com problemas mais estratégicos para resolver.

____isso tem muito a ver com a visão de pequeno e grande AI já debatido lá fora que o Gil trouxe e me fez pensar em algo que já conversei por aqui com uma amiga (mari gogu). Ela sempre me questionou que "design centrado no usuário" é uma redundância terrível, já que por natureza design devia estar sempre embasado em pesquisa. por algum motivo houve esse distanciamento e se bobiar esse foi o motivo do AI ter abraçado essa lacuna perdida, mas o fato é que o amadurecimento do mercado está voltando as coisas pra o seu devido lugar deixando o AI com outra lacuna que seus skills o fazem executar de forma muito plena. Ou não, pode ser que isso tudo, não seja sinal de nada, e seja o prelúdio de outras transformações que poderão acontecer no futuro, sei lá, alguém ai também já pensou nessas coisas todas?

- Testes em gestos por Paola: o tema me fascina bastante então sou suspeito pra falar, mas o fato é que os resultados que a Paola apresentou são tão interessantes, que o próprio Andrew curtiu pra caramba e twittou a coisa (a descoberta de que ser usuário de mac ou windows interfere mais do que nacinalidade na questão dos gestos) e depois Dan Saffer (que tem um livro inteiro sobre isso) e o Konigi.com retwittaram. Foi foda, parabéns Paola!

- Calandra por Feliphe: muito bom ver todas as questões, problemas e soluções que o Feliphe mostrou. Mais que tudo, é bom ver a garra pra enfrentar os problemas procurando fazer o melhor tendo no caminho gente que não sabia absolutamente nada sobre AI. É como o Memória disse, é quando bixo pega que agente tem que dar o melhor, muito bom.

- Conectando conteúdos por Rodrigo, Edyd e Fred: agente também tem que ter espaço para as reflexões mais conceituais e acho que por isso essa palestra do pessoal da Faber e a do Andrew são tão importantes.

- Saindo do conforto por Memória: foi foda que tenha vindo e foda que tenha fechado o Ebai. Deve ter causado o mesmo em muita gente, a sensação de porra, que bom que vim. Volto a repetir, o bom é ouvir as experiências que não são necessariamente boas. Ver onde o cara teve dificuldade, o que ele faz pra tentar vence-las e por ai vai. Algumas lições muito importantes podem ser tiradas dessa apresentação do Memória e ao mesmo tempo não teve mistério, foi simples, direto e principalmente honesto.

Bom... acho que é isso, se eu lembrar de masi coisa, escrevo depois. E ai como foi pra vcs?

ps. O Tanaka matou a pau com as fotos, parabéns!

Abra!

--
Eduardo Loureiro
Experience Designer

Mapa Digital
Pesquisa e Consultoria em meios digitais
http://mapadigital.net
t: 31 3291.5811