aifia-pt - Re: [AI] web 2.0 para e-gov

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Hélio Teixeira <heliolteixeira AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] web 2.0 para e-gov
  • Date: Mon, 5 Oct 2009 11:17:29 -0300

Andrea,

Temos alguns bons exemplos do uso de ferramentas 2.0 mundo afora. A minha preferida é o MySociety do Reino Unido (Saiba mais em http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=3270).

Eu também gosto muito do que o IPP faz na Romênia (http://ipp.ro/), porque eles são impiedosos em utilizar o direito de extrair e publicar informações que deveriam ser públicas e que ainda não foram publicadas. Eu também tenho grande respeito pelo http://theyworkforyou.co.nz/ e pelo http://govtrack.us/ porque essas iniciativas demonstram o quanto pode ser conquistado por apenas uma única pessoa realmente dedicada. E gosto também do trabalho que está sendo desenvolvido pela Sunlight Foundation (http://www.sunlightfoundation.com/), entidade que está realizando um excelente trabalho investindo recursos para melhorar a transparência no governo dos E.U.A.

Por último recomendo também que você visite o http://www.pledgebank.com/. Você pode saber mais sobre o Pledge Bank nesta entrevista (http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=7890) que fiz com o seu fundador,  o inglês Tom Steinberg do MySociety.

Grande abraço e espero ter ajudado,

Hélio Teixeira