Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Nielsen morreu?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Rafael Moraes <souza.moraes AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Nielsen morreu?
  • Date: Tue, 19 May 2009 23:21:46 -0300

Não tenho a intenção de ofender ninguém.
Mas..
Essa reação ao título é risível. 
#fail coletivo.

Quem se incomodou com esse título não deve ter lido bons textos na vida. Até por que tem um ponto de interrogação no final que indica se tratar da colocação de uma questão, da abertura de uma discussão. Não precisava se assustar. E isso preocupa, já que um arquiteto de informação deve saber, antes de mais nada, interpretar textos.

Em relação ao Nielsen: quem precisou criar tantas regras e de forma tão estruturada (como se fossem algoritmos) demonstra que não tem tino para o ofício (Pois, um ponto em comum entre a maioria dos homens que são considerados gênios é a referência que fazem ao poder por trás do que é SIMPLES. Einstein é um exemplo). Excesso de regras é muleta para os medianos se apoiarem. Nielsen merece o crédito devido (como bem disse o Bruno e o Guilhermo), que na minha opinião é pequeno. O cara tentou estruturar um sistema para resolver o problema de sua incapacidade em entender o que é comunicação (essa atividade tão dinâmica e, por isso, sujeita a "bugs").

Arquitetura de informação é para quem sabe escrever, gosta de ler muito e, como consequência, tem sensibilidade e repertório para linguagem. É para quem estudou design e tem sensibilidade para perceber que os princípios do design gráfico (se o Nielsen fosse um bom pensador saberia pensar e escrever em termos de princípios, não de regras) já resolvem pelo menos 70% dos problemas de usabilidade de uma página (simples assim..). Não é para quem é afeito a lógica, engenharia e matemática.

Repito: o problema do Nielsen não é ter sido atropelado pelo tempo, mas ter escrito aquele monte de preceitos para tratar de comunicação.







Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page