aifia-pt - Re: [AI] Pesquisa Design de Interação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Loureiro <contato AT eduardoloureiro.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Pesquisa Design de Interação
  • Date: Fri, 15 May 2009 16:22:27 -0300

Concordo chará, e reforço que um questionário ou entrevista bem feitos podem diminuir muito o número de desistências dos respondentes. E ser bem feito é ser objetivo, ou seja, não conter nada além dos dados necessários para atender os objetivos da pesquisa e eficiente, ou seja, ter perguntas claras e concisas. E é claro que a questão técnica também ajuda com um bom formulário que não de erros, que tenha um grau razoável de usabilidade no imput das informações e que de total feedback para o respondente sobre a pesquisa em si, sobre em que parte da pesquisa ele se encontra e quanto falta para acabar.

Também concordo com você Fred, questionários são chatos e podem não captar várias percepções importantíssimas dos respondentes. Mas é uma forma de se fazer pesquisa a distância e se o Antonielli estiver longe das pessoas ou for inviável (prazo e custo) fazer seus estudos de forma presencial, essa característica pode ser crucial para a escolha dessa técnica como método de pesquisa.

Abraços,