aifia-pt - Re: [AI] classificação, taxonomia e metadados

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Rodrigo Gonzatto" <wolfovermelho AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] classificação, taxonomia e metadados
  • Date: Wed, 24 Dec 2008 17:56:10 -0200

Então... é isso que não não estou conseguindo entender.

Me parece que a idéia de "folcsonomia não-social" poderia ser encontrada em uma folcsonomia "totalmente controlada" (não sei se estou empregando este termo corretamente), aonde só os "donos" do conteúdo fazem colocam etiquetas por exemplo (como é, hoje, na maioria dos blogs). Claro que nada impede que os usuários façam uma folcsonomia "por fora" desta, usandoo Delicious. Mas, se toda folcsonomia é social, então o que seriam estas etiquetas usadas nos blogs, que só o criador do conteúdo pode incluir?

Além de que o termo: folc + (tax)onomia me leva a crer que folcsonomia é uma taxonomia social, não necessariamente uma classificação por etiquetas. Ou seja: ainda é uma taxonomia, e não uma folclassificação (rsrsrs, inventei agora). E taxonomia, pela origem da palavra, é a ciência da classificação. Então, pela origem da palavra, não seria necessariamente por hierarquia. E é isso que, acho, me confunde.

Uma taxonomia não-hierárquica não poderia ser através de uma classificação por grupos? Grupos sem nome? Meu pensamento é o seguinte: a hierarquia cria grupos, separando assuntos por classificações e dando nomes para estes grupos (ex.: o grupo das cores tem as primárias, que são tais e, destas, surgem outras, etc). A partir disto, penso eu, que se eu não dermos nomes para estes grupos, deixando-os apenas agrupados (eles não tem nome, mas podem ser identificados pelo que está dentro deles) e ainda possibilitar intersecções entre estes agrupamentos, terei algo como a folcsonomia (onde uma etiqueta se agrupa com as demais a partir das etiquetas que estão ao seu lado quando ela é coloca).

Hã. Acho melhor fazer uma desenho disso.

Abç!

Rodrigo Gonzatto