aifia-pt - Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 253, assunto 7

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Emerson Niide" <emersoncn AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 253, assunto 7
  • Date: Wed, 3 Dec 2008 16:13:53 -0200

Oi Thais,

Entendo sua impressão, mas não imagino muito uso desse tipo de navegação para pessoas com deficiências físicas. Também participei de teste com pessoas de baixa visão, mas nunca cheguei a testar um site com pessoas com alguma deficiência motora. Já li, no entanto, sobre tecnologias que as ajudam, mas normalmente são ferramentas que te ajudam a usar o computador com menos erros - por exemplo, uma capa plástica sobre o teclado com encaixes para o dedo. Assim, a pessoa não esbarra na tecla ao lado enquanto digita, se tiver algum problema como tremer os dedos.

Existem outras ferramentas, até de navegação com a cabeça (fisicamente) ou com os olhos, mas não consigo imaginar como uma navegação sem clique se adaptaria também.

Não posso afirmar categoricamente que uma navegação 'clickless' é ruim, mas me parece inadequada sem antes muita pesquisa e trabalho em cima. É algo parecido com o que disse sobre Flash o Alexander Limi, que trabalha com interface no Google: "Flash é o oposto da beleza, quebra muitas interações e conceitos que as pessoas conhecem. Você joga fora mais de 20 anos de estudo sobre a interface do usuário quando constrói um menu ou barra de rolagem em Flash."

E por sinal, eu tinha dito que o site é antiguinho e que a última atualização foi de 2005, não que ele é de 2005. Dessa forma, imagino que a pesquisa esteja parada. De repente não era uma boa idéia, de repente faltou grana, vai saber...

E pra quem quiser ver a entrevista completa, o link é http://info.abril.com.br/professional/desenvolvimento/tao-simples-quanto-o-google.shtml :)

bjs