aifia-pt - [AI] del.icio.us >> delicious: o video

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "mauro pinheiro" <mauro.pinheiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] del.icio.us >> delicious: o video
  • Date: Sun, 23 Nov 2008 17:17:31 -0200

Olá lista.

Já há algum tempo o del.icio.us, site de "bookmarking" que acredito a
maioria dos assinantes da lista conheça (e use!), fez uma mudança
geral. Essas mudanças foram da arquitetura ao layout, refletindo até
na URL (del.icio.us virou delicious.com).

Apesar de na época alguns amigos terem se manifestado contra a mudança
(acho que mais pelo fato de ter mudado, do que por uma análise
racional sobre a mudança), particularmente achei que o produto
melhorou bastante, apesar de não ter como comparar o "antes" e o
"depois", já que um belo dia tudo tinha mudado e não havia mais como
ver a versão anterior. Fiquei apenas com a impressão geral, como
usuário, que as coisas estavam melhores.

Não lembro dessa mudança ter sido comentada aqui (o que não quer dizer
que o assunto não tenha sido debatido na lista, e sim que minha
memória é péssima!).

Enfim, hoje acabei descobrindo esse vídeo do pessoal do delicious,
mostrando a grosso modo algumas mudanças que foram feitas no produto.
Achei bem interessante.

http://www.flickr.com/photos/deliciousblog/2718285703/

Me chamou a atenção no vídeo alguns detalhes que evidenciam a mudança
de posicionamento de elementos da interface. Essa aparentemente
simples mudança de layout "organizou" melhor o produto, tornando seu
uso mais fácil (na minha opinião). Aos não designers, é um exemplo do
"poder" do uso do grid, a "pedra fundamental" de ordenação de
elementos no espaço, e que muitas vezes é subutilizado em projetos
para web.

É claro que a mudança não foi apenas de layout. Mexeram na arquitetura
do produto, novas funcionalidades foram criadas e no final o serviço
ficou mais bem amarrado.

No site do delicious essas mudanças são melhor explicadas:
http://delicious.com/help/whatsnew

Divirtam-se!

abraços
mauro