aifia-pt - Re: [AI] Qual "arquitetura" utilizar para criar manual

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Ceila Santos" <ceilasan AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Qual "arquitetura" utilizar para criar manual
  • Date: Wed, 1 Oct 2008 14:38:01 -0300

Muller,

eu não sou AI nem entendo sobre as funcionalidades de cada interface, mas gostaria de dar pitaco como usuária:

eu gosto muito de pdf como manual, mas não é o ideal porque nem sempre ele tem um bom sumário que me leva onde eu quero. problema de quem faz conteúdo, mas é um problema. por isso, acho importante que o manual tenha flexibilidade de me levar onde eu quero.

os tutoriais de blog são mais eficazes neste sentido quando são bem escritos (coisa rara) porque tem categoria de acordo com as suas dúvidas - ou seja te leva onde vc quer - quando leio tutorial de blogueiro eu acompanho o raciocínio o que não importa que não haja organização pq geralmente ele me ajuda a resolver o problema.

teoricamente imagino que vídeo seja uma solução ótima desde que eu tenha tempo para aguardar a resposta que preciso ou para ensinar alguém que não sabe nada.

resumo da ópera do meu pitaco de quem não entende tanto de AI nem de programação, mas baseado na minha experiência pessoal:
-se o manual é pra treinamento do zero, vale um vídeo prático
- se o manual é pra usuários de conhecimento diversificado, vale um blog bem categorizado ( mas é importante que tenha um bom produtor de conteúdo pra definir as categorias) ou até um pdf com bom sumário

boa sorte e parabéns por trazer esse tipo de discussão que relaciona a escolha do sistema com o uso...sinto muita falta de ler sobre isso e tenho muito interesse em ler sobre isso.