aifia-pt - Re: [AI] Dúvida - mapa de arquitetura

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fernando Lima" <fernandolimajr AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Dúvida - mapa de arquitetura
  • Date: Thu, 4 Sep 2008 12:28:37 -0200

Bom dia,

Eu também penso que a divisão mencionada pelo Eduardo e bem explicada pelo Gino é o mais adequado. Tento seguir este método. Detalhe interessante: nos mapas conceituais não represento as telas (páginas HTM) e sim estrutura de informação, independente se forem telas, partes de HTM, DHTML, etc. Deixo este detalhamento para etapas posteriores, quando as coisas começam a sair do plano abstrato para o concreto. Utilizo os conceitos de "diagramas de arquitetura" ("architecture blueprints", amém de novo) para tratar, desde o início, assuntos como rotulação, agrupamento, relacionamento e ordenação de informação.

Não costumo representar todos os links entre blocos de informação porque o documento seria muito confuso para projetos grandes, e os fluxos de tarefas solucionam minha necessidade e os wireframes complementam o entendimento.

Como alguns já observaram, rótulos e nomes para estes documentos devem ser tratados com atenção, principalmente na interação com o pessoal de TI. Penso que uma conversa para estabelecimento de padrões básicos antes do projeto começar é uma boa idéia. Estou vivendo isto agora mesmo. Mudei nomes como "Fluxos de tarefas" para "Diagramas de atividades" e "Mapa estrutual de informação" para "Mapa conceitual". O importante é, pelo menos no projeto, todos falarem a mesma língua.

--
Fernando Lima
Arquiteto de Informação