aifia-pt - Re: [AI] # Palestra de AI que aconteceu na FIT #

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "MAQ" <maq AT bengalalegal.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] # Palestra de AI que aconteceu na FIT #
  • Date: Wed, 3 Sep 2008 18:27:23 -0300

Olá Camilo, oi todos, boa tarde.

Fiquei este tempo todo na lista para encontrar um tempo e escutar a palestra da Silvia que você postou junto com a do Guilherme e que fiquei de assistir e comentar.

A do Guilhermo já comentei há algum tempo, mas só agora tentei escutar a palestra da Sílvia, no que não consegui, devido a sua voz estar muito baixa, ou melhor, ao mesmo nível do "barulho ambiente". Sei que meu comentário é completamente fora de  hora, ou em hora já muito passada, mas é que tinha gostado muito da palestra do Guilhermo e estava na espectativa de que a palestra da Sílvia também seria muito boa. Com certeza o foi ao vivo, mas não deu para ser acompanhada na gravação, mesmo estando com fone de ouvido, com o som alto e prestando a máxima atenção.

Já deveria ter experimentado isso antes, não? (risos).

No entanto, foi com o maior prazer que permaneci  na lista aprendendo com vocês e dando os meus pitacos malucos e confiantes sobre acessibilidade. Digo malucos e confiantes porque os detalhes mais técnicos eu converso em outra lista cujo tema é justamente acessibilidade.

Alguns dos colegas dessa lista também estão por lá e é sempre um prazer estar com vocês. Estou até devendo na outra lista, devido a serviços contínuos que tive, coisa não muito comum em freela, como vem acontecendo comigo para a minha alegria.

Fiquei um tantinho frustrado de não conseguir distinguir a Sílvia de todos os  barulhos ambiente da gravação, mas quem sabe não a assisto qualquer dia ao vivo?

Para quem quiser entrar em contato comigo, meus e-mails são:
ou

Não sei se tem alguém de Santos por aqui, mas gostaria de avisar que estarei dando uma palestra por lá no dia 12 de setembro, no Mendes Hotel, no "Encontro dos Países Lusófonos para a Divulgação e Implementação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência" e estarei numa mesma mesa com Emmanuelle Gutierres, idealizadora do Hera, o mais avançado e inteligente avaliador de acessibilidade que existe atualmente. Isso me deixa todo orgulhoso e contente. É alguém que já converso em listas e me comunico desde que criei meu site, em 2000, e que terei a oportunidade de conhecer pessoalmente vinda da Espanha!

Não enviei o convite para esta lista porque a acessibilidade discutida nesse evento é geral, acessibilidade arquitetônica, nos meios de comunicação e informação (aqui é que eu entro), o conceito do que são pessoas com deficiência, as pessoas com deficiência nos países lusófonos, nossos direitos, consciência, trocas etc... acho que nós vamos invadir o mundo! risos).

Mas vale a pena conhecer o hotsite que fiz com um amigo  em 3 dias, com bastante acessibilidade, faltando pouco para a acessibilidade ficar total. Dentro dos padrões web, layout fluídico, contrastes testados para daltônicos e pessoas de baixa visão, navegação via teclado 100%, só faltando o design de um designer profissional para ficar bastante bom. (Claro, essa é a opinião de um cego, alguém vai discutir? risos).

O domínio não pode ser discutido... já veio para nós...

Baixei o navegador do Google, mas vou testar depois... não consegui instalá-lo. Talvez alguma bobeira da pressa. Se for o caso, depois faço tudo novamente.
Desconfio que não seja acessível, pois isso depende mais dos scripts dos leitores de tela que propriamente dos browsers. Somente há uns 6 meses, com o Jaws 8.0 foi que conseguimos navegar bem com o Firefox. Certa vez fui dar uma palestra na PUC-Rio, na aula do Luiz Agner, nosso amigo daqui, e ele levou um susto quando afirmei  que o Internet Explorer era mais acessível que o Firefox para nós!

 Agner levou um susto! Fica o semestre inteiro catequisando seus alunos e vem um sujeitinho qualquer e diz que o buguento do IE é mais acessível! (se eu fosse contar os bugs que o IE tem em acessibilidade, vai ser uma festa!).

Desculpem-me o tamanho do e-mail, mas é o derradeiro. (Claro, basta o subscribe funcionar!).

Abraços de despedida acessíveis e fáceis de usar do MAQ.

***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***